Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

Foto peddy Ilda Maria Marques A. Brenha Figueiredo

Para assinalar o “Dia Mundial dos Direitos do Consumidor - 15 de março”, as turmas do Curso Profissional Técnico de Gestão organizaram um “Peddy Paper”, para os alunos do 9.º ano, tendo-se inscrito as turmas: A, D e E.

Esta atividade vai ao encontro da estratégia de Educação para a Cidadania (Sustentabilidade e Economia Circular; Literacia Financeira e Educação para o Consumo), reforçando a importância de um consumo mais esclarecido, racional, baseado em valores sociais e ambientais.

É importante que todos conheçam os seus direitos e deveres enquanto cidadãos e consumidores. É urgente que todos tenhamos consciência dos males que o consumismo do mundo moderno causa à natureza, e que esses males podem e devem ser combatidos. Se cada um de nós fizer a sua parte, então será possível garantir às futuras gerações um planeta limpo, ecológico e sustentável.