Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

assembleia

 

Na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se uma importante reunião entre alunos do 8°A e 11°G, turmas selecionadas para representar o Agrupamento neste projeto,  e representantes da Assembleia Municipal.

O objetivo é envolver os jovens nos assuntos municipais, focando especificamente o tema dos parques.
Ao longo da sessão, os alunos ouviram atentamente os representantes da assembleia municipal, conhecendo melhor a ideia e compreendendo as vantagens e desvantagens, para terem sucesso na reabilitação dos parques.
A presença de representantes municipais destacou o compromisso de envolver os jovens nos processos decisórios. Este esforço colaborativo sinaliza um passo promissor para a criação de espaços mais verdes e inclusivos dentro da nossa comunidade, onde as vozes dos jovens são valorizadas e ouvidas.

texto de Lourenço Cunha 8.º A

Os alunos do 11ºG e 8ºA participaram na reunião de esclarecimento de dúvidas no âmbito da Assembleia Municipal de Jovens (AMJ). 
O tema selecionado na anterior edição da AMJ para este ano foi CONHECER, DIVULGAR E QUALIFICAR OS PARQUES, MOINHOS E NATUREZA DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS.

As coordenadoras do projeto: dra. Laurinda Almeida, Coordenadora; dra. Márcia Gomes, Secretária, e dra. Ana Pinto referiram, no decorrer da sessão, diversos aspetos que englobam o tema central, a política em formato democrático, mas também para que serve e como funciona a Assembleia Municipal.
No período da reunião foram também dadas sugestões para o desenvolvimento do tema, bem como instruções para a apresentação do projeto, a ser realizado no dia 16 de maio, pelos deputados efetivos e os deputados suplentes das duas turmas.

Esta conferência foi essencial não só para a aquisição de novas visões sobre as ações e trabalhos feitos numa assembleia, como também ajudou na elaboração de novas ideias para o desenvolvimento da atividade.


 texto de Bruna Tavares e Francisco Silva 11.ºG