Pré-Aviso de Greve - 17 de maio

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins e Federação Nacional dos Professores, informa-se que, ao longo do dia, poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços e sectores dos diferentes estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Solicita-se aos/às Encarregados/as de Educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

Ilda Ferreira

A Diretora

Assembleia Municipal Jovem

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

matematicaimpura

A palestra intitulada "Matemáticas Impuras",  proferida pelo professor José Paulo Viana, no dia 28 de fevereiro de 2024, permitiu aos alunos do 11.º e 12.º anos do Curso de Ciências e Tecnologias, a oportunidade de ficar com uma nova visão sobre a importância da Matemática.

O Professor José Paulo Viana foi autor da secção semanal “Desafios”, no jornal Público durante cerca de vinte e oito anos (até janeiro de 2019). Esta contribuição permitiu-lhe receber o Prémio Ciência Viva nos Média 2014. 

Ao longo da palestra, o professor José Paulo Viana alertou-nos para diferentes “impurezas” e mostrou-nos como as devíamos saber interpretar. Foram diversos os exemplos de “impurezas” apresentados. É o caso das informações sobre um país, numa dada década, que se encontram “escondidas” na sua pirâmide etária; das informações que um gráfico, como o dos resultados de um exame nacional, pode esconder; da forma como a Matemática pode ser utilizada corretamente para apresentar um variado leque de conclusões, com maior ou menor importância.


Com a sua apresentação, o professor José Paulo Viana demonstrou, de uma forma bastante atrativa, a importância de adquirir ferramentas matemáticas capazes de nos permitir analisar criticamente informações que nos chegam por diferentes meios, nomeadamente, pela comunicação social.


Concluindo, o Professor José Paulo Viana despertou-nos a curiosidade para um outro mundo da Matemática, demonstrando como este conhecimento é relevante no nosso quotidiano. Aliás, conseguiu fazer o que lhe é habitual, cativar até aqueles que se sentem menos atraídos por esta Ciência.


Autora do texto: Carolina Gonçalves 11.ºB