Concerto de Natal 2024 | Educação Musical - 2.º ciclo

Corta Mato Escolar 2024

cortamato

Cerca de 650 alunos de todos os escalões correram no corta-mato escolar, enchendo a Ferreira de cor e energia.

Mais do que uma prova de atletismo, correr o corta-mato é pertencer a uma História já com décadas. A primeira prova desta modalidade desportiva realizou-se em Lisboa, em 1911, entrando, mais tarde, na vida escolar, com enorme sucesso.

Assim, se para alguns esta prova serve para correr mais depressa e conseguir chegar nos primeiros lugares, para um grande número de alunos é um momento de convívio com os amigos e mais uma “acha para a fogueira” de um estilo de vida saudável e com boa aptidão física.

Seja como for, mais uma vez se cumpriu a tradição, se apuraram os seis alunos mais rápidos para o corta-mato regional e se fez a Festa para todos!


Primeiro Projeto Erasmus | Programa ERASMUS+ Educação de Adultos

premioerasmus

 

No passado dia 12 de dezembro, celebrou-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a II Gala Erasmus+, que destaca os melhores projetos desenvolvidos no âmbito do Programa ERASMUS+.

O Primeiro Projeto Erasmus desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro no Âmbito da Educação de Adultos foi distinguido, sendo vencedor na sua categoria!

O Projeto Educação de Adultos: Europa Digital para Todos desenvolveu em 2022 dois fluxos de mobilidade na Europa, um grupo de adultos aprendentes em Amesterdão e mobilidade individual de staff em Florença, que tiveram por objetivo central a promoção de competências digitais.

Foi exemplo de boas práticas ao serviço da Inclusão, onde a Educação deve ser de Todos para Todos! Para nós é uma honra continuar a investir nos Adultos com a Porta Aberta da Ferreira de Castro para a Europa!

kit sinopsys Manuel Teixeira

 

Quatro equipas do 11.º TGPSI foram selecionadas para receberem quatro dos vinte prémios de eletrónica da SYNOPSYS.


Os alunos premiados, António Valente, Hélder Martins, Rui Soares, Emanuel Silva, Miguel Oliveira, Diogo Horta, Vinicius Rocha, Gabriel Barbosa, Guilherme  Rúben Tavares, Bernardo Gonçalves, Diogo Lopes e Gabriel Paulo, 
destacaram-se pelas propostas criativas e promissoras, reconhecidas pela SYNOPSYS que as premiou com kits de eletrónica, proporcionando recursos necessários para o desenvolvimento efetivo dos projetos.

A turma do 11.º TGPSI, no âmbito das disciplinas da componete tecnológica do seu curso, tem participado no projeto Apps for Good, sob a orientação dos professores Manuel Teixeira, Isabel Louro e Margarida Cruz.


Neste contexto, a turma abraçou o desafio proposto pela Electronics for All, apresentando várias ideias de soluções eletrónicas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta iniciativa não apenas reconhece o mérito destes alunos, mas também fomenta a inovação e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

projetosparcerias24