
No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.
O grupo partiu da escola às 09:00, rumo ao Porto, iniciando o dia com uma passagem pelos Clérigos e reitoria da Universidade do Porto. Às 10:45, decorreu a primeira visita: Wondersense - Museu dos 5 Sentidos, onde os alunos puderam explorar experiências sensoriais imersivas que reforçam a relação entre perceção humana, comunicação e comportamento.
Depois de uma passagem pela Avenida dos Aliados, ao início da tarde, o grupo dirigiu-se a Vila Nova de Gaia. A visita teve início no World of Wine (WOW), com paragem em dois museus emblemáticos: o Museu da Cortiça, dedicado a um dos materiais mais característicos e exportados de Portugal, e o Museu do Chocolate, onde os alunos tiveram oportunidade de compreender a história do chocolate, o cultivo de cacau a nível mundial, o processo produtivo e o controlo de qualidade.
A visita foi considerada muito enriquecedora, permitindo aos estudantes consolidar aprendizagens, observar na prática diferentes modelos de negócio e aprofundar o contacto com setores tradicionais e contemporâneos da economia portuguesa. Possibilitou uma visão mais próxima dos processos industriais, materiais, equipamentos e práticas de controlo de qualidade presentes em ambos os processos produtivos. No caso da cortiça, ficaram a conhecer a sua classificação por densidade, porosidade e textura, bem como os testes de resistência e impermeabilidade. No que diz respeito ao chocolate, foram explicadas as etapas desde a colheita do fruto do cacaueiro até à obtenção do chocolate, passando pela fermentação, secagem, limpeza, remoção da casca, entre outras. Houve oportunidade de descascar e provar as bagas, bem como o chocolate, enquanto assistiam ao fabrico do chocolate da marca VINTE VINTE 20|20.
Para além de tudo isto, esta visita constituiu um momento privilegiado de convívio, partilha e fortalecimento do espírito de equipa.


SIGA
Prémio Literatura
Facebook
Youtube 