Concerto de Natal 2024 | Educação Musical - 2.º ciclo

Corta Mato Escolar 2024

cortamato

Cerca de 650 alunos de todos os escalões correram no corta-mato escolar, enchendo a Ferreira de cor e energia.

Mais do que uma prova de atletismo, correr o corta-mato é pertencer a uma História já com décadas. A primeira prova desta modalidade desportiva realizou-se em Lisboa, em 1911, entrando, mais tarde, na vida escolar, com enorme sucesso.

Assim, se para alguns esta prova serve para correr mais depressa e conseguir chegar nos primeiros lugares, para um grande número de alunos é um momento de convívio com os amigos e mais uma “acha para a fogueira” de um estilo de vida saudável e com boa aptidão física.

Seja como for, mais uma vez se cumpriu a tradição, se apuraram os seis alunos mais rápidos para o corta-mato regional e se fez a Festa para todos!


Primeiro Projeto Erasmus | Programa ERASMUS+ Educação de Adultos

premioerasmus

 

No passado dia 12 de dezembro, celebrou-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a II Gala Erasmus+, que destaca os melhores projetos desenvolvidos no âmbito do Programa ERASMUS+.

O Primeiro Projeto Erasmus desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro no Âmbito da Educação de Adultos foi distinguido, sendo vencedor na sua categoria!

O Projeto Educação de Adultos: Europa Digital para Todos desenvolveu em 2022 dois fluxos de mobilidade na Europa, um grupo de adultos aprendentes em Amesterdão e mobilidade individual de staff em Florença, que tiveram por objetivo central a promoção de competências digitais.

Foi exemplo de boas práticas ao serviço da Inclusão, onde a Educação deve ser de Todos para Todos! Para nós é uma honra continuar a investir nos Adultos com a Porta Aberta da Ferreira de Castro para a Europa!

 digital

 

(clicar na imagem para visualizar a apresentação)

No dia 09 de fevereiro, no  Evento Regional de Capacitação Digital das Escolas. "Transformação de Contextos com o Digital: desafios e oportunidades" , que decorreu na Universidade de Aveiro,  a subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Elisabete Tavares, apresentou o projeto interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular do 11.º A (atual 12.º A) como exemplo de boa prática de uso do digital. 
 
O público presente elogiou o projeto, enfatizando a centralidade dos alunos como produtores de conteúdos educativos e mentores digitais e o trabalho de articulação existente entre alunos de um curso científico-humanístico e do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 

projetosparcerias24