Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

A Escola do Primeiro Ciclo

EB1 OuteiroNa década de 70, com o aumento do número de alunos devido à expansão urbanística e industrial da zona, a anterior escola tornou-se pequena, tendo inclusivamente sido necessário recorrer, no ano letivo 1974/75, ao arrendamento de um espaço particular para receber duas turmas, que lá permaneceram durante dois anos, em regime de desdobramento. No ano letivo 1975/76, foi colocada, junto ao edifício escolar, uma sala pré-fabricada para colmatar esta situação.

A tendência demográfica e a massificação do ensino apontavam para a premência da construção de novas instalações. A autarquia projetou a construção de um novo edifício, tipo P3 (3 salas), mas a comunidade escolar, pressentindo a necessidade de aumentar o espaço, movimentou-se para que o mesmo passasse de 3 para 4 salas, a fim de que todas as turmas pudessem permanecer no mesmo local e com o mesmo horário. Esta pretensão foi aceite, tendo o edifício sido inaugurado no ano letivo de 1980/1981.

 


 O Jardim de Infância


JI Outeiro

 O Jardim de Infância do Outeiro está a funcionar na antiga escola primária do Outeiro e comemorou os seus 75 anos no ano 2011.
Por esta escola passou o famoso escultor Alípio Brandão, tendo sido homenageado com um busto numa pequena rotunda perto da escola. O mesmo escultor esculpiu uma peça que está afixada numa parede da sala de aulas, em homenagem à sua professora, Dª Sara.
É uma escola com as condições necessárias para um bom funcionamento necessitando, no entanto, de manutenção e pequenas obras.

Entrar na área reservada