Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

Decorreu em 21 de dezembro de 2022 mais um corta mato escolar e nem o dia sombrio e chuvoso impediu mais de 600 alunos de correr. Todos estes alunos escreveram, com o seu esforço e alegria, mais uma página nesta já longa tradição escolar. Quando o inverno se mostra, os nossos jovens equipam-se para desafiar frio e chuva e, mais rapidamente ou nem por isso…, a manhã depressa se passa. Com a ajuda organizativa de todas as turmas do 9º ano e de grupos de alunos do 3TGPSI, foi mais fácil enquadrar tantos alunos em provas sempre concorridas. O corta mato escolar mostrou, mais uma vez, a sua pujança e está para durar no calendário escolar! Agora, os 6 iniciados, 3 infantis A, 3 Infantis B e 3 juvenis (em cada género) melhores classificados irão representar a nossa escola no futuro corta mato da Coordenação Educativa de Entre o douro e Vouga, em data a anunciar. Na entrega das medalhas aos primeiros classificados estiveram a nossa Diretora, Ilda Ferreira, o Presidente do clube de Desporto Escolar, Luís Pedro Silva, o Presidente do Conselho Geral, António Santos, e o Coordenador Local do Desporto Escolar do Entre Douro e Vouga, João Paulo Martins. Ver mais [AQUI]

parcerias