Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

deputadav2
A convite dos alunos e dos professores do 5.º ano, a deputada Helga Correia esteve presente na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, no passado dia 19. Perante uma plateia repleta de curiosos alunos, a deputada na Assembleia da República, veio falar do seu percurso escolar, da forma como entrou na política, dando o seu testemunho acerca do modo como a mulher é vista e encarada na sociedade portuguesa. Afirmando-se em prol da igualdade, Helga Correia apresentou o seu maior sonho: terminar com a pobreza. Os alunos colocaram questões e participaram ativamente na sessão. Este encontro culminou com uma sessão fotográfica e muitos autógrafos. Agradecemos à deputada Helga Correia a sua disponibilidade e a forma afetuosa e simples como atraiu a exigente plateia que a ouvia. Os alunos souberam receber a convidada e tiveram um comportamento exemplar!

 No âmbito do concurso “Notáveis na minha escola”, promovido pela Direção Geral da Educação (DGE), as turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, foi proposto, aos professores e alunos do 5.º ano, o desenvolvimento de um projeto sobre mulheres notáveis (históricas e contemporâneas), que pudessem configurar nos seus manuais escolares.

Com grande entusiasmo, o desafio foi aceite! No âmbito da semana de trabalho colaborativo e sob orientação dos docentes de todas as disciplinas deste ano de escolaridade, os alunos iniciaram a sua pesquisa e várias mulheres notáveis foram surgindo e sugeridas para integrar o projeto. Um desses nomes destacou-se por se tratar de uma ilustre oliveirense – Helga Correia. Deputada e Presidente do Núcleo das Mulheres Sociais Democratas de Oliveira de Azeméis, Helga Correia tem desenvolvido um papel importante na luta pela igualdade de género pelas funções que tem vindo a desempenhar. Como tal, surgiu a ideia de a convidar a visitar a nossa escola e a falar com os nossos alunos, partilhando as suas experiências enquanto mulher notável da nossa terra.

projetos25