Rumo ao Coração da Democracia Europeia: A nossa jornada por Bruxelas

parlamentoeuropeu

Entre os dias 12 e 14 de maio, vivi, juntamente com mais quatro colegas e a nossa professora, uma experiência verdadeiramente marcante. Eu, Francisca Bastos, e os meus colegas Filipa Rosa, Rodrigo Martins, Rúben Costa e Xavier Andrade tivemos a oportunidade de viajar até Bruxelas, capital da Bélgica, no âmbito do prémio que nos foi atribuído pela nossa participação no concurso “Construir o Futuro Europeu: uma ideia para a Europa”, promovido pela Eurodeputada Ana Miguel Pedro. Esta viagem foi o reconhecimento pelo nosso trabalho e pelo esforço colocado na elaboração de dois textos que refletiam as nossas ideias e visões para um futuro europeu mais justo, solidário e inclusivo.
Acompanhados pela professora Júlia Lopes, partimos com o entusiasmo de quem sabe que está prestes a viver algo único. O objetivo era claro: conhecer melhor as instituições europeias, especialmente o Parlamento Europeu, e mergulhar na atmosfera política, cultural e histórica de uma cidade que é símbolo da unidade europeia. E foi exatamente isso o que aconteceu, superando todas as nossas expectativas.Durante os três dias de viagem, percorremos os pontos mais emblemáticos de Bruxelas, desde a majestosa Grand-Place até ao impressionante Atomium. Absorvemos a riqueza cultural da cidade, surpreendemo-nos com a sua diversidade e deixámo-nos envolver pela sua energia cosmopolita. O ponto alto da nossa visita foi, sem dúvida, a entrada no Parlamento Europeu, onde pudemos assistir de perto ao funcionamento do coração da democracia europeia. Estar naquele espaço foi compreender, com mais clareza, o que significa participar numa democracia que ultrapassa fronteiras e que se constrói com o contributo de milhões de cidadãos.

A viagem, no entanto, foi muito mais do que uma aula de cidadania: foi também um momento de partilha, companheirismo e descoberta pessoal. Entre conversas, risos e percursos a pé por ruas cheias de história, criámos memórias que permanecerão connosco por muito tempo. A convivência entre todos foi extraordinária, e cada instante vivido fortaleceu os laços que nos unem como colegas e como jovens cidadãos conscientes do nosso papel no mundo.

Regressámos a Portugal com o sentimento de missão cumprida, com o orgulho de termos representado a nossa escola e com uma perceção ainda mais profunda daquilo que significa ser europeu. A viagem a Bruxelas não foi apenas um prémio, foi uma lição de vida, uma inspiração e um incentivo a continuar a pensar, a escrever e a agir por um futuro mais justo, mais solidário e mais inclusivo.
Deixamos um agradecimento à professora Júlia Lopes, pelo apoio e motivação que nos deu e por nos ter acompanhado com entusiasmo e dedicação ao longo de todo este caminho. Agradecemos também à professora Cristina Almeida, pelo contributo na construção de um dos textos que nos levou até esta conquista.
Bruxelas não foi apenas um destino no mapa, foram três dias inesquecíveis. Uma cidade onde crescemos e aprendemos. Uma experiência que nos uniu, nos desafiou e nos fez acreditar no impacto das nossas ideias.

Se há algo que esta viagem nos ensinou, é que quando os jovens acreditam nas suas ideias e lutam por elas, não há fronteiras que os impeçam de chegar ao coração da Europa.



Aluna: Francisca Bastos

Visita ao World of Discoveries

f9a6cb2f 7d84 4385 94d4 c6a06a68ae5a Lídia Maria Alves Paiva

As crianças do Jardim do Infância de Vermoim, efetuaram uma visita ao World of Discoveries, onde aprenderam algumas noções importantes sobre os Descobrimentos. Adoraram ver as condições onde os marinheiros navegavam, o que comiam, onde dormiam e ainda deliraram com o passeio de barco pelas diferentes civilizações e continentes. Foi uma manhã muito divertida!

ESTAMOS COM FALTA DE SANGUE | APELO À DÁDIVA DE SANGUE / MEDULA ÓSSEA

O IPST.IP, agradece a vossa presença na recolha de sangue que se vai realizar dia 28 de Maio das 9H00 ás 13H00 e das 14H30 ás 18H00, na escola sede do  Agrupamento de Escolas Ferreira em  Castro Oliveira de Azeméis.

Contamos com a vossa colaboração.

Boara lá 1


 

Comissão Coordenadora das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento De Escolas Ferreira de Castro
 
Convocatória
Por ter sido atingido o término do mandato dos Representantes dos Pais no Conselho Geral,  conforme o estipulado no nº2 do artigo nº16 do Decreto-Lei 75/2008 22 de Abril após a sua republicação como está definido no artigo nº 8 do decreto-lei nº 137/2012 de 2 de Julho, a Comissão Coordenadora das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro convoca todos os Pais e Encarregados de Educação para uma Assembleia-Geral para dar seguimento ao previsto no nº3 do artigo nº14 do mesmo Decreto – Lei, 75/2008, a realizar-se no dia 23 de novembro de 2022 pelas 18:30, na Sala Polivalente Ivone Ferreira da escola Básica e Secundária Ferreira de Castro com a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1º- Apresentação da lista proposta pelas Associações de Pais para Representantes do Conselho Geral.
 
Ponto 2º - Votação da lista apresentada. A Assembleia reunirá em primeira convocatória desde que metade dos Pais e Encarregados de Educação estejam presentes, ou em segunda convocatória meia hora mais tarde com qualquer número de Pais e Encarregados de Educação.
 
A Assembleia reunirá em primeira convocatória desde que metade dos Pais e Encarregados de Educação estejam presentes, ou em segunda convocatória meia hora mais tarde com qualquer número de Pais e Encarregados de Educação.
  
Pode consultar o documento [AQUI]

projetos25