Devolução KIT Escola Digital | Atualizada

escoladigital24

Os alunos do 4.º, 9.º  e 12.º ano e alunos de qualquer ano transferidos de Agrupamento, devem devolver o Kit do Programa Escola Digital do Agrupamento.

 Assim solicita-se a devolução dos bens cedidos a título de empréstimo, de acordo com o seguinte cronograma mediante marcação de dia e hora através do preenchimento do respetivo formulário:

  •   4.º ano  e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 1.º ao 3.º ano, são nos dias  12 e 15 de julho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/Uuf4dkGPeYaoHdYN6
  •   9.º ano  e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 5.º ao 8.º ano são nos dias  27 e 28 de junho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/te2c4zXwhbzzKT8V9
  • 12.º ano   e/ou  transferências de Agrupamento de alunos do 10.º ao 11.º ano são nos dias  22 e 24 de julho  por agendamento no formulário: https://forms.gle/owdmoSFFgbRp89128

Mais se informa que todos os componentes do Kit têm de ser entregues em bom estado e limpos de sujidade. O auto de entrega deve acompanhar a entrega para agilizar os procedimentos. 

Do kit fazem parte (salvo se no auto de entrega constar outra informação):

  • mochila em bom estado de conservação (caso esteja danificada, devem providenciar outra nova ou em bom estado para entrega);
  • computador com caixa  e respetivo carregador:
  • hotspot e respetivo carregador (4.º e 12.º). No 9.º ano o hotspot é integrado;
  • cartão SIM com o código PIN e PUK. 

Na falta de algum acessório, têm de adquirir um compatível e entregar.

Caso a entrega não esteja em conformidade com o solicitado, a Escola é obrigada a fazer o registo do incumprimento na plataforma do Ministério da Educação/ Escola Digital e o aluno ficará impedido de receber novo KIT no início do ano letivo. 

Solicitamos a compreensão de todos para o cumprimento destas orientação (que não são da responsabilidade da Escola, mas do Ministério da Educação) porque os Kits devolvidos terão de estar em condições para serem emprestados a outros alunos. 

Qualquer dificuldade, contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com o assunto DEVOLUÇÃO DE KIT DIGITAL

 Graças ao projeto Eramus + , o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro permitiu a quinze alunos do 12.º ano, de Cursos Científico- Humanísticos, acompanhados por dois professores, uma experiência de aprendizagem em terras croatas.

Se tal não fosse suficientemente entusiasmante, acrescente-se a experiência de job shadowing (acompanhamento no local de trabalho) de uma docente e de uma técnica superior do Agrupamento também em Metkovic, na Croácia. 

Toda as incrivéis experiências proporcionadas pelo programa Erasmus pode ser acompanhadas com detalhe AQUI. Não deixe de percorrer os murais que revelam tudo sobre este Programa. 

Após terem recebido os seus colegas croatas em Oliveira de Azeméis, os alunos da Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Metkovic, na Croácia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Learning programme for group activities KA121-SCH-000144225, tendo como temas de trabalho a Inclusão, as Tecnologias em meio escolar e a Saúde Mental.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 15 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico Humanísticos e aos professores Maria Fernanda Gomes e Mário Matos a participação nesta mobilidade.
Foram seis dias de grandes momentos de partilha em contexto de trabalho na escola anfitriã, de visitas a cidades como Dubrovnik, Mostar e Split e muito convívio entre croatas e portugueses.
Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação, inclusão, criatividade e inovação, assim como o desenvolvimento de competências digitais, o conhecimento dos hábitos culturais croatas e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas, workshops e palestras na escola, nomeadamente uma sessão com duas psicólogas croatas sobre Saúde Mental e a apresentação da aplicação TimeToast, ferramenta interessante que os alunos podem utilizar em contexto escolar.


No âmbito dos tópicos do projeto, inclusão e saúde mental, visitámos em Mostar, a Instituição “Emanuel” que oferece às pessoas com deficiência a oportunidade de melhorar as suas capacidades, adquirir novas competências e fazer a respetiva integração social.

Na cidade de Split visitámos o Centro de Prestação de Serviços à Comunidade Split que trabalha com crianças e jovens com problemas de comportamento ou em risco de os desenvolver. Foi também realizada uma entrevista a uma professora croata de Tecnologias Digitais, no sentido de comparar as políticas educativas no que às novas tecnologias diz respeito entre os dois países.
Os nossos alunos foram muito bem recebidos pelas famílias que os acolheram e demonstraram sempre com um grande sentido de responsabilidade, cientes das dificuldades e diferenças culturais.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que fazem com que todos se transformem em cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

Estes intercâmbios são oportunidades de crescimento para todos os intervenientes quer a nível pessoal, quer a nível cultural, deixando marcas indeléveis para o resto das suas vidas.


No mesmo âmbito, uma Professora de Inglês e uma Técnica especializada na área da Educação Social, também se deslocaram à cidade de Metkovic, mas para uma semana de job shadowing, acompanhando as aulas de inglês e as Psicólogas da escola respetivamente, com o objetivo de conhecer e estudar o sistema de educação croata, implementar novas metodologias de ensino e para conhecer novas estratégias de inclusão e diversidade.
Para ambas foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional, pois tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional croata e perceber as diferenças e semelhanças relativamente ao nosso, assistindo a aulas de diferentes níveis e disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.


Os alunos, encarregados de educação e professores agradecem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na pessoa da Sra Diretora Ilda Ferreira, a possibilidade que nos proporcionou em participar nesta experiência tão enriquecedora.

Entrar na área reservada

projetosparcerias24