Procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Torna-se público que foi aberto procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, através do Aviso n.º 10511/2025/2 publicado no Diário da República, 2ª Série, n.º 77/0, de 21 de abril de 2025.

 

Modelo para Requerimento de Admissão ao Concurso para Diretor(a) -> [AQUI]


O Presidente do Conselho Geral
António da Costa Pereira dos Santos.


 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro leva os alunos a embarcar na Odisseia de "Ulisses"

teatrotroia

No dia 27 de março, os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro assistiram à peça de teatro “Ulisses”, numa iniciativa que juntou cultura e educação, promovendo o contacto direto com a literatura de forma dinâmica e envolvente.

Baseada na obra de Maria Alberta Menéres, esta peça apresenta, de forma adaptada e acessível, a famosa odisseia de Ulisses, herói da mitologia grega, que enfrenta perigos, monstros e desafios enquanto tenta regressar a casa, à ilha de Ítaca, após a guerra de Troia. A história cativa pela sua ação e pelas lições de coragem, inteligência e perseverança.

Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a encenação, destacando o cenário e a forma expressiva como os atores deram vida à aventura de Ulisses. Para muitos, foi uma forma diferente e divertida de compreender a obra estudada nas aulas de Português.

O teatro revelou-se, mais uma vez, uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, ajudando os alunos a interpretar melhor os textos literários, a desenvolver o gosto pela leitura e a valorizar a riqueza da língua portuguesa através da arte.


 

Alunos do 5.º Ano do Agrupamento Ferreira de Castro assistem à peça de Teatro “O Príncipe Nabo”

teatro5ano

No passado dia 25 de março, os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tiveram a oportunidade de assistir à peça de teatro “O Príncipe Nabo”, uma atividade cultural promovida pela Escola, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pelo teatro.
A peça, "O Príncipe Nabo",  baseada na obra da escritora Ilse Losa, conta a história de uma princesa arrogante que despreza todos os pretendentes ao trono. Para lhe ensinar uma lição de humildade, o rei – seu pai – casa-a com um músico pobre, o que dá início a uma série de acontecimentos que vão transformar a forma como a jovem vê o mundo.

Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e atentos durante a representação, que aliou humor, música e uma importante lição sobre respeito e empatia. A experiência foi enriquecedora, contribuindo para o desenvolvimento cultural dos estudantes e reforçando conteúdos abordados em sala de aula.

O projeto Educativo do Agrupamento prevê que os alunos, todos os anos,  possam vivenciar uma experiência teatral e, rentabilizando as excelente condições da Sala Polivalente da Escola Sede, assume "O Teatro vem à Escola" como atividade plurianual, convidando várias companhias de teatro para apresentar os seus projetos na Escola. 

Devemos salientar que proporcionar aos alunos a oportunidade de assistir a representações teatrais no espaço escolar promove o enriquecimento cultural e desenvolvimento pessoal. Mas, acima de tudo melhora a  da concentração e a capacidade de expressão. O teatro estimula a imaginação, promove a empatia e o pensamento crítico, e, no caso de textos dramáticos incluídos nas aprendizagens essenciais, facilita o conhecimento literário. 

tecla2023

 

Dois alunos do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), João Marcelo Santos e Rúben Miguel Tavares, foram apurados para a final do Concurso Tecla, tendo obtido o prémio de "melhor Equipa do 10.º ano".

 

No dia 15 de fevereiro,  os alunos do 10.º e do 11º ano do Curso Profissional TGPSI participaram na fase preliminar do Torneio Estudantil de Computação multiLinguagem de Aveiro (TECLA), promovido e organizado pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro.

Foi apurada para a final, que decorreu no dia 8 de março, nas instalações da ESTGA, a equipa constituída pelos alunos João Marcelo Santos e Rúben Miguel Tavares, os quais se destacaram pelo seu desempenho. 

foto1

Esta atividade teve a colaboração dos professores das disciplinas técnicas do Curso Profissional de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos (TGPSI), nomeadamente Manuel Teixeira e Isabel Louro, professores do 10.ºano,  e Evanina Coelho, professora do 11.º ano.

A direção do  Agrupamento congratula todos os alunos que participaram na atividade, pelo seu empenho, felicitando em particular aqueles que, pelos seus conhecimentos, capacidades e atitude, obtiveram o primeiro lugar. 

projetos25