Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

ciencia

No passado dia 13 de março, realizou-se no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, a Sessão de Abertura da Semana Internacional do Cérebro, na qual os alunos Pedro Castro (8º ano), Beatriz Guimarães e Gonçalo Sousa (12º ano), acompanhados pelo professor Manuel Alberto Pereira, tiveram a oportunidade de participar.

Esta participação, que resulta da parceria que o nosso Clube de Ciência Viva tem com o i3S, deve-se ao facto do aluno Pedro Castro ter aceite o desafio de elaborar um ZINE com o qual participou no concurso “O lado desconhecido do cérebro – ZINE IT!”

Estes alunos, para além de ver expostos os Zines concorrentes, entre os quais se encontrava o Zine do Pedro, puderam ainda participar em diversas atividades prático-demonstrativas e conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos neurocientistas que trabalham no i3S, assim como ouvir as explicações dadas pelos mesmos.

Por outro lado, tiveram ainda a oportunidade de conhecer uma parte das instalações, onde foi demonstrado como funcionam os microscópios utilizados pelos investigadores de modo a obterem imagens 3D das células em estudo. Observaram neurónios e outros tipos de células do sistema nervoso e observaram também cérebros de animais, como de ratos, de peixes-zebra e de moscas da fruta.

Foi uma tarde bem passada, onde todos voltaram cheios de novos conhecimentos científicos!

parcerias