Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

viagem7anos

No passado dia 21 de março, as turmas do 7.º ano realizaram a sua visita de estudo interdisciplinar.

Deslocaram-se ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e às Grutas de Mira de Aire. A comitiva de cerca de 130 participantes (alunos e professores) partiu bem cedo da escola (8h20) rumo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de percorrer o campo da Batalha de Aljubarrota e de conhecer os factos mais importantes. Estes pontos incluem os locais onde se encontravam inicialmente o exército português e o exército franco-castelhano; o local onde se posicionou Nuno Álvares Pereira, D. João I, os arqueiros ingleses e a ala dos namorados; a posição dos trons (bombardas) utilizados pelo exército castelhano, da cavalaria castelhana, do Rei Don Juan I, entre outros elementos relevantes. Inserido neste conjunto patrimonial requalificado, encontra-se ainda a Capela de São Jorge, mandada construir por Nuno Álvares Pereira em 1393.

Os alunos também assistiram, no auditório, à projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.

Depois do almoço que decorreu nos jardins junto ao Mosteiro da Batalha, os alunos dirigiram- se às Grutas de Mira de Aire. Neste espaço, usufruíram de uma visita com uma duração de cerca de uma hora, começando pelo visionamento de um pequeno vídeo, seguindo-se a visita, guiada por um funcionário que foi dando explicações ao longo do trajeto visitável da gruta. Para concluir, apreciaram uma exposição fotográfica sobre os 70 anos da espeleologia em Portugal e uma exposição de rochas, minerais e gemas. Durante a visita percorreu-se cerca de 600 metros de gruta e descemos 683 degraus. O maior lance de escadas da gruta tem 105 degraus seguidos. A saída foi feita por elevador, a cerca de 300 metros da entrada da gruta. Foi um dia em cheio, onde a camaradagem e amizade entre todos os alunos e docentes foi a nota dominante, numa jornada cheia de aprendizagens que serão desenvolvidas e consolidadas nas diferentes disciplinas do seu currículo.

parcerias