Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência»

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas, certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.

certificadonaoviolencia

 

  • Atividade integradora do curso profissional de Técnico de Gestão
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/integraçãoprofissional.png
    No dia 30 de outubro de 2024, teve lugar junto ao Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, uma atividade integradora dos novos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão (TG), envolvendo os alunos dos diferentes anos do curso. Ler mais
  • Diplomas de Mérito Escolar
    https://aefcastro.net/_portal/images/DSC00136.jpg
    Cerimónia da entrega de Diplomas de Mérito e Finalistas do ano letivo 2023/2024
    Momentos da cerimónia da entrega de Diplomas para alunos do 2.º, 3º ciclos e ensino secundário do ano letivo 2023/2024 Ler mais
  • Paiaçu, o Verbo do Pai Grande
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/teatro.png
    Teatro
    Na passada quinta-feira, 7 de novembro, os alunos do 11º ano dos cursos cientifico-humanísticos tiveram a oportunidade de assistir a uma representação baseada no Sermão de Santo António, do Padre António Vieira. A obra constitui uma alegoria, pois o orador dirige-se aos peixes com o propósito de criticar a sociedade da sua época, o séc. XVII, mas, surpreendentemente, mantém-se atual. Ler mais
  • 2º Encontro | Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/2encontro.png
    2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro".
    No passado dia 23 de outubro, realizou-se o 2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro" que contou com a participação de Lúis Grifo, em representação das Associações locais, Bernando Silva, jovem empresário, Constantino Martins e Luíz Faria , docentes no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ler mais
  • Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/literaciafinanceira.jpg
    | Hora da Literacia Financeira Ler mais

 

e-bug1.png

Em Março, na sede do Infarmed, decorreu  o Meeting e-Bug PT que assinalou o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug. Sob o lema “Escolhas Certas em Saúde, Construir o Futuro: Protege a Tua Saúde Preserva os Antibióticos”, o evento deu visibilidade ao trabalho realizado pelos dez Agrupamentos de Escolas piloto que participaram no programa.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foi uma das escolas-pioto e um dos seis vídeos realizados pelos alunos foi premiado com o 2.º lugar, tendo o Agrupamento quatro vídeos na final. 

O vídeo premiado, realizado por alunos da turma E do 6.º ano, encontra-se disponível aqui.

Representado pela coordenadora do Projeto, professora Teresa Valente, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro apresentou a forma como o projeto foi desenvolvido por todas as turmas do 6.º ano, noâmbito da sua primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar. Esta apresentação pode ser visualizada aqui  ( a partir do minuto 30)

A coordenadora descreveu as diferentes fases do projeto e as evidências de aprendizagens, tendo como base o mural digital elaborado para o efeito (https://padlet.com/teresavalente/agrupamento-de-escolas-ferreira-de-castro-projeto-e-bug-e8qynfbnldhpa398).

 O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos.


No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas. 

A experiência foi de tal modo enriquecedora que o projeto continua a ser desenvolvido pelas turmas do 6.º ano, prevendo-se que, no próximo ano o seja alargado a outros anos de escolaridade. 

projetosparcerias24