Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 

e-bug1.png

Em Março, na sede do Infarmed, decorreu  o Meeting e-Bug PT que assinalou o final da fase piloto e a disseminação a todo o país do Programa Pedagógico e-Bug. Sob o lema “Escolhas Certas em Saúde, Construir o Futuro: Protege a Tua Saúde Preserva os Antibióticos”, o evento deu visibilidade ao trabalho realizado pelos dez Agrupamentos de Escolas piloto que participaram no programa.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foi uma das escolas-pioto e um dos seis vídeos realizados pelos alunos foi premiado com o 2.º lugar, tendo o Agrupamento quatro vídeos na final. 

O vídeo premiado, realizado por alunos da turma E do 6.º ano, encontra-se disponível aqui.

Representado pela coordenadora do Projeto, professora Teresa Valente, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro apresentou a forma como o projeto foi desenvolvido por todas as turmas do 6.º ano, noâmbito da sua primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar. Esta apresentação pode ser visualizada aqui  ( a partir do minuto 30)

A coordenadora descreveu as diferentes fases do projeto e as evidências de aprendizagens, tendo como base o mural digital elaborado para o efeito (https://padlet.com/teresavalente/agrupamento-de-escolas-ferreira-de-castro-projeto-e-bug-e8qynfbnldhpa398).

 O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos.


No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas. 

A experiência foi de tal modo enriquecedora que o projeto continua a ser desenvolvido pelas turmas do 6.º ano, prevendo-se que, no próximo ano o seja alargado a outros anos de escolaridade. 

parcerias