Concerto de Natal 2024 | Educação Musical - 2.º ciclo

Corta Mato Escolar 2024

cortamato

Cerca de 650 alunos de todos os escalões correram no corta-mato escolar, enchendo a Ferreira de cor e energia.

Mais do que uma prova de atletismo, correr o corta-mato é pertencer a uma História já com décadas. A primeira prova desta modalidade desportiva realizou-se em Lisboa, em 1911, entrando, mais tarde, na vida escolar, com enorme sucesso.

Assim, se para alguns esta prova serve para correr mais depressa e conseguir chegar nos primeiros lugares, para um grande número de alunos é um momento de convívio com os amigos e mais uma “acha para a fogueira” de um estilo de vida saudável e com boa aptidão física.

Seja como for, mais uma vez se cumpriu a tradição, se apuraram os seis alunos mais rápidos para o corta-mato regional e se fez a Festa para todos!


Primeiro Projeto Erasmus | Programa ERASMUS+ Educação de Adultos

premioerasmus

 

No passado dia 12 de dezembro, celebrou-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a II Gala Erasmus+, que destaca os melhores projetos desenvolvidos no âmbito do Programa ERASMUS+.

O Primeiro Projeto Erasmus desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro no Âmbito da Educação de Adultos foi distinguido, sendo vencedor na sua categoria!

O Projeto Educação de Adultos: Europa Digital para Todos desenvolveu em 2022 dois fluxos de mobilidade na Europa, um grupo de adultos aprendentes em Amesterdão e mobilidade individual de staff em Florença, que tiveram por objetivo central a promoção de competências digitais.

Foi exemplo de boas práticas ao serviço da Inclusão, onde a Educação deve ser de Todos para Todos! Para nós é uma honra continuar a investir nos Adultos com a Porta Aberta da Ferreira de Castro para a Europa!

aconversacom

No âmbito do processo de qualidade EQAVET, ação de melhoria A16 e A18 “Reforçar o relacionamento com Pais, Alunos, Encarregados de Educação e Stakeholders Externos”, a equipa EQAVET promoveu no passado dia 1 de março, a Ação “À conversa Com …”

A globalização, as novas tecnologias e as redes sociais têm sido motores do aparecimento de novas profissões, de grandes alterações no comportamento, na forma de estar e nas exigências do mercado relativamente ao processo de ensino aprendizagem.

O principal objetivo foi ouvir os stakeholders externos, sobre as áreas de estudo necessárias à região, dificuldades sentidas ao nível da contratação, dos requisitos da qualificação dos jovens/funcionários/colaboradores, bem como lacunas sentidas e sugestões de melhoria. Constituíram o painel de oradores, na qualidade de stakeholders externos, António Pinto Moreira - Diretor Executivo da AECOA; Jéssica Silva - Consultora Imobiliária e Linda Correia - Administrativa numa empresa da região (ex-alunas da Escola) .

O professor António Santos - Presidente do Conselho Geral; o professor Francisco Silva - Coordenador dos Cursos Profissionais e Catarina Carvalho - Psicóloga do SPO, completaram o painel de oradores, em representação do Agrupamento.

A sessão foi apresentada por alguns alunos do 2.º e do 3.º ano do Curso profissional de Técnico de Gestão e moderada pela Coordenadora EQAVET, professora Ilda Figueiredo. Assistiram a esta sessão alunos do 11.º TD/TG, todos alunos do 12.º ano dos 4 cursos profissionais e respetivos professores. Foi um momento de reflexão e de partilha proporcionado pela intervenção dos oradores e questões colocadas, de que resultaram ideias e estratégias a integrar e aplicar no processo de ensino/aprendizagem com vista a melhorar a qualidade do sucesso.

projetosparcerias24