Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

aconversacom

No âmbito do processo de qualidade EQAVET, ação de melhoria A16 e A18 “Reforçar o relacionamento com Pais, Alunos, Encarregados de Educação e Stakeholders Externos”, a equipa EQAVET promoveu no passado dia 1 de março, a Ação “À conversa Com …”

A globalização, as novas tecnologias e as redes sociais têm sido motores do aparecimento de novas profissões, de grandes alterações no comportamento, na forma de estar e nas exigências do mercado relativamente ao processo de ensino aprendizagem.

O principal objetivo foi ouvir os stakeholders externos, sobre as áreas de estudo necessárias à região, dificuldades sentidas ao nível da contratação, dos requisitos da qualificação dos jovens/funcionários/colaboradores, bem como lacunas sentidas e sugestões de melhoria. Constituíram o painel de oradores, na qualidade de stakeholders externos, António Pinto Moreira - Diretor Executivo da AECOA; Jéssica Silva - Consultora Imobiliária e Linda Correia - Administrativa numa empresa da região (ex-alunas da Escola) .

O professor António Santos - Presidente do Conselho Geral; o professor Francisco Silva - Coordenador dos Cursos Profissionais e Catarina Carvalho - Psicóloga do SPO, completaram o painel de oradores, em representação do Agrupamento.

A sessão foi apresentada por alguns alunos do 2.º e do 3.º ano do Curso profissional de Técnico de Gestão e moderada pela Coordenadora EQAVET, professora Ilda Figueiredo. Assistiram a esta sessão alunos do 11.º TD/TG, todos alunos do 12.º ano dos 4 cursos profissionais e respetivos professores. Foi um momento de reflexão e de partilha proporcionado pela intervenção dos oradores e questões colocadas, de que resultaram ideias e estratégias a integrar e aplicar no processo de ensino/aprendizagem com vista a melhorar a qualidade do sucesso.

projetos25