Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

parlamentosec

Nos dias 29 e 30 de Maio de 2023, os alunos Inês Silva (12.º G), Joana Barbosa (11.º A), e Roberto Ferreira (12.º G), acompanhados pela professora Júlia Lopes, participaram na Sessão Nacional do Secundário do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República. As alunas Inês Silva e Joana Barbosa desempenharam o papel de deputadas, sendo a aluna Inês Silva a porta-voz do círculo eleitoral de Aveiro, enquanto o aluno Roberto Ferreira desempenhou o papel de jornalista. Este ano, o tema de debate foi a “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”


Chegaram por volta das 13h e, após uma breve receção, iniciaram os trabalhos. O programa decorreu como suposto; no primeiro dia os deputados foram divididos em Comissões e debateram os Projetos de Recomendação. Desfrutaram também de um Momento Cultural na Sala do Senado.


Já no segundo dia decorreu a Sessão Plenária, onde, após acesos debates e trocas de ideias, foi aprovada a Recomendação Final à Assembleia da República. Os porta-vozes de cada círculo eleitoral tiveram também a oportunidade de colocar questões a deputados da Assembleia da República. A Sessão Nacional do Secundário do Parlamento dos Jovens terminou com o canto do Hino Nacional.


O Parlamento dos Jovens é e sempre será uma experiência extremamente enriquecedora, que desperta, nos jovens, sensibilidade política e permite, através de um fórum aberto e democrático, que estes “ponham à prova” todos os seus conhecimentos através de
debates ativos e saudáveis. Foram dois dias inesquecíveis.

Roberto Ferreira 12.ºG

parcerias