Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

caminhada

 

Os alunos que estão em fase de conclusão do seu percurso no ensino profissional foram convidados a ultrapassar o desafio colocado pelo famoso percurso dos “Passadiços do Paiva”.

Assim, no âmbito do módulo 9 “Atividades de Exploração da Natureza”, da disciplina de Educação Física, os alunos das turmas dos 12º anos conseguiram, com mais ou menos facilidade, concluir esta caminhada e não deixaram, no final, de tomar um retemperador banho no rio Paiva.

Começamos o percurso na Praia do Areinho e terminamos na Praia de Espiunca. Pelo meio, muitas fotos das deslumbrantes paisagens, muitas memórias para mais tarde recordar e, porque não dizer, uma ou outra dor nas pernas dos menos habituados ao esforço….

Foi um dia em cheio em contato com a Natureza e esperamos que todos tenham compreendido melhor a importância da atitude humana na conservação do meio natural e, também, da importância de se ter uma condição física adequada a um estilo de vida saudável.

Ler mais: https://selvasports.webnode.pt/news/atividade-nos-passadicos-do-paiva/

projetos25