O PLANETÁRIO VEIO À ESCOLA

planetario

No início do mês de novembro, os alunos das turmas do 7º ano tiveram a oportunidade de participar numa sessão especial de cinema educativo. Em vez do habitual ecrã plano, a projeção ocorreu numa cúpula, proporcionando efeitos visuais imersivos que fascinaram os presentes. O tema abordado foi a Origem do Universo e da Vida.

Ao longo do filme, exploramos o fundo do mar e descobrimos que a vida pode existir mesmo nas condições mais extremas. Em seguida, presenciamos uma simulação impressionante do Big-Bang; acompanhamos o ciclo de vida de uma estrela, desde o seu nascimento até a fase de supernova; compreendemos como a vida surgiu na Terra e como ela já foi ameaçada, no passado, pelos asteroides que vagueiam pelo Sistema Solar. Foi emocionante assistir à simulação de um meteoro entrando na atmosfera terrestre.

No final, ainda tivemos tempo para uma viagem virtual a Marte, onde exploramos sua superfície com uma sonda robótica. Aprendemos que, em Marte, apenas vida microbiana poderia existir. Para encontrar vida inteligente, é preciso procurar fora do Sistema Solar, em planetas semelhantes à Terra que orbitam outras estrelas — uma tarefa já em andamento, graças a um sistema de satélites interligados.

Quando saímos do planetário, era evidente o entusiasmo dos alunos. A experiência foi, sem dúvida, enriquecedora.

A visita do Planetário foi co-financiada pelo Projeto Ciência Viva e dinamizada pelos professores de Física e Química. 

  • Atividade integradora do curso profissional de Técnico de Gestão
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/integraçãoprofissional.png
    No dia 30 de outubro de 2024, teve lugar junto ao Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, uma atividade integradora dos novos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão (TG), envolvendo os alunos dos diferentes anos do curso. Ler mais
  • Diplomas de Mérito Escolar
    https://aefcastro.net/_portal/images/DSC00136.jpg
    Cerimónia da entrega de Diplomas de Mérito e Finalistas do ano letivo 2023/2024
    Momentos da cerimónia da entrega de Diplomas para alunos do 2.º, 3º ciclos e ensino secundário do ano letivo 2023/2024 Ler mais
  • Paiaçu, o Verbo do Pai Grande
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/teatro.png
    Teatro
    Na passada quinta-feira, 7 de novembro, os alunos do 11º ano dos cursos cientifico-humanísticos tiveram a oportunidade de assistir a uma representação baseada no Sermão de Santo António, do Padre António Vieira. A obra constitui uma alegoria, pois o orador dirige-se aos peixes com o propósito de criticar a sociedade da sua época, o séc. XVII, mas, surpreendentemente, mantém-se atual. Ler mais
  • 2º Encontro | Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/2encontro.png
    2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro".
    No passado dia 23 de outubro, realizou-se o 2.º Encontro "Educar no Presente para Profissões do Futuro" que contou com a participação de Lúis Grifo, em representação das Associações locais, Bernando Silva, jovem empresário, Constantino Martins e Luíz Faria , docentes no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Ler mais
  • Ensino Profissional
    https://aefcastro.net/_portal/images/2024_2025/literaciafinanceira.jpg
    | Hora da Literacia Financeira Ler mais

 estudoemcasa

Os alunos Catarina Martins, do 11.º A,  e João Ribeiro, do 12.º B, foram os apresentadores do evento "A voz dos alunos na simbiose dos ecossistemas de aprendizagem" , organizado pela equipa #Estudo em Casa da Direção Geral da Educação.  

A sessão decorreu no Parque de Exposições de Aveiro e contou com a presença de João Costa, Ministro da Educação, que interagiu com os alunos e respondeu a questões colocados pelas crianças e pelos jovens presentes no público, elogiando o extraordinário trabalho desenvolvido pelas Escolas e pela equipa £EstudoemCasaApoia. 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foi um dos agrupamentos convidados para esta cerimónia de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo projeto #EstudoemCasaApoia.

Para além dos apresentadores, o Agrupamento esteve representado por Armando Pinto, em representação de um grupo de alunos do 12.º TGPSI,   dando testemunho, ao lado de  alunos de outras escolas, na Talk sobre os projetos/recursos produzidos pelas Escolas no âmbito da colaboração com a equipa #Estudo em Casa. Neste caso o aluno falou da experiência de produção de um jogo como recurso educativo.

 

Nessa sessão foram ainda entregues diplomas de reconhecimentos a Agrupamentos de Escolas e alunos pela sua colaboração com o Projeto #EstudoemCasaApoia. 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  esteve bem representado, tendo sido reconhecido com um diploma como Agrupamento parceiro.

Os nossos alunos moderadores e apresentadores também foram parebenizados pela equipa e pelo Ministro da Educação: Catarina Martins, João Ribeiro e Diego Echenagucia representaram bem todos os alunos que contribuíram para que o Agrupamento estivesse em destaque neste evento tão relevante à escala nacional e internacional.

Também estiveram presentes os alunos João Santos, Marcelo Silva, Ruben Monteiro e André Malva, elementos do grupo representado por Armando Pinto. 

De salientar igualmente a professora Alexandra Esteves e o professor Edgar Borges que tiveram uma participação significativa na produção de recursos educativos que fazem parte dos 4000 mil recursos educativos criados no âmbito deste projeto. 

Relembramos igualmente que no dia 31 de maio, decorreu no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro o  2.º Encontro Aprendizagens Transformadoras para uma Cidadania Ambiental que  promoveu boas-práticas em contexto de aprendizagem. Dando voz a alunos e parceiros,este encontro  dinamizou um momento de partilha de conhecimentos, competências, valores e atitudes para enfrentarmos as alterações climáticas e promovermos o desenvolvimento sustentável. 

Podem acompanhar este evento aqui. 

Deixo aqui o comentário de João Ribeiro, aluno do 12.º ano, acerca do impacto e da qualidade da formação que o Agrupamento de Escolas lhe proporcionou.

Tal como afirmou o ministro João Costa neste evento, a qualidade de um agrupamento não se mede por rankings (contra os quais se manifestou publicamente), a qualidade de um agrupamento mede-se também, e principalmente, pela felicidade daqueles que são uma das  razões da sua existência: os alunos.

Sem dúvida, o orgulho de ser ferreirinha corre nas veias de quem com muito gosto representa esta escola! Esta minha casa, durante 8 anos, nunca será esquecida, e sei que da mesma forma que me transformaram num cidadão informado, muitos mais como eu assim serão acolhidos! Só me resta como finalista, agradecer a todos e a todas aqueles/as que me acomoanharam ao longo desta jornada! O futuro está à minha espera do lado de lá da porta, e quem me deu a chave foi a Ferreira de Castro."

"

projetosparcerias24