Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 estudoemcasa

Os alunos Catarina Martins, do 11.º A,  e João Ribeiro, do 12.º B, foram os apresentadores do evento "A voz dos alunos na simbiose dos ecossistemas de aprendizagem" , organizado pela equipa #Estudo em Casa da Direção Geral da Educação.  

A sessão decorreu no Parque de Exposições de Aveiro e contou com a presença de João Costa, Ministro da Educação, que interagiu com os alunos e respondeu a questões colocados pelas crianças e pelos jovens presentes no público, elogiando o extraordinário trabalho desenvolvido pelas Escolas e pela equipa £EstudoemCasaApoia. 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foi um dos agrupamentos convidados para esta cerimónia de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo projeto #EstudoemCasaApoia.

Para além dos apresentadores, o Agrupamento esteve representado por Armando Pinto, em representação de um grupo de alunos do 12.º TGPSI,   dando testemunho, ao lado de  alunos de outras escolas, na Talk sobre os projetos/recursos produzidos pelas Escolas no âmbito da colaboração com a equipa #Estudo em Casa. Neste caso o aluno falou da experiência de produção de um jogo como recurso educativo.

 

Nessa sessão foram ainda entregues diplomas de reconhecimentos a Agrupamentos de Escolas e alunos pela sua colaboração com o Projeto #EstudoemCasaApoia. 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  esteve bem representado, tendo sido reconhecido com um diploma como Agrupamento parceiro.

Os nossos alunos moderadores e apresentadores também foram parebenizados pela equipa e pelo Ministro da Educação: Catarina Martins, João Ribeiro e Diego Echenagucia representaram bem todos os alunos que contribuíram para que o Agrupamento estivesse em destaque neste evento tão relevante à escala nacional e internacional.

Também estiveram presentes os alunos João Santos, Marcelo Silva, Ruben Monteiro e André Malva, elementos do grupo representado por Armando Pinto. 

De salientar igualmente a professora Alexandra Esteves e o professor Edgar Borges que tiveram uma participação significativa na produção de recursos educativos que fazem parte dos 4000 mil recursos educativos criados no âmbito deste projeto. 

Relembramos igualmente que no dia 31 de maio, decorreu no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro o  2.º Encontro Aprendizagens Transformadoras para uma Cidadania Ambiental que  promoveu boas-práticas em contexto de aprendizagem. Dando voz a alunos e parceiros,este encontro  dinamizou um momento de partilha de conhecimentos, competências, valores e atitudes para enfrentarmos as alterações climáticas e promovermos o desenvolvimento sustentável. 

Podem acompanhar este evento aqui. 

Deixo aqui o comentário de João Ribeiro, aluno do 12.º ano, acerca do impacto e da qualidade da formação que o Agrupamento de Escolas lhe proporcionou.

Tal como afirmou o ministro João Costa neste evento, a qualidade de um agrupamento não se mede por rankings (contra os quais se manifestou publicamente), a qualidade de um agrupamento mede-se também, e principalmente, pela felicidade daqueles que são uma das  razões da sua existência: os alunos.

Sem dúvida, o orgulho de ser ferreirinha corre nas veias de quem com muito gosto representa esta escola! Esta minha casa, durante 8 anos, nunca será esquecida, e sei que da mesma forma que me transformaram num cidadão informado, muitos mais como eu assim serão acolhidos! Só me resta como finalista, agradecer a todos e a todas aqueles/as que me acomoanharam ao longo desta jornada! O futuro está à minha espera do lado de lá da porta, e quem me deu a chave foi a Ferreira de Castro."

"

parcerias