Restaurante das Letras

sopaletras

Na Semana das Línguas, a nossa escola proporcionou aos alunos dos segundo e terceiro ciclos uma atividade bastante original: “O Restaurante das Letras”. Era uma ideia simples, porém criativa, uma vez que se servia um Menu Literário no espaço da nossa Biblioteca. 
Deste modo, alguns alunos representaram os clientes, outros os “cozinheiros” e “empregados de mesa”.

Os pedidos, feitos com apelativos títulos culinários, não eram servidos com comida, mas sim com poemas poeticamente gastronómicos para aguçar o paladar poético dos nossos jovens leitores. Do Menu constatavam Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas. Se alguém pedisse uma água, poderia deleitar-se com um poema com o título “A água da vida”.
Depois de servidos, os alunos degustavam cada texto, através de uma leitura expressiva, o que tornou o momento bastante agradável para todos os participantes.

Esta atividade foi interessante e diferente do habitual, pois deu aos nosso clientes, jovens leitores,  a oportunidade de descobrir poemas de forma divertida e inesperada, quase como se cada poema servido tivesse um sabor próprio.

Outro aspeto bastante positivo foi o envolvimento dos alunos, não só na leitura, como também na interpretação de cada poema.

A dinâmica desta atividade fez-nos sentir que a poesia pode estar em qualquer ocasião do dia-a-dia.

Um evento a repetir...quem sabe com outros elementos da comunidade educativa!

Podemos dizer, assim, que o “Restaurante das Letras” foi uma forma indireta de estudo, pois aproximou-nos da literatura e soube-nos muito bem.

Autora: Márcia Sá, 9.º A (adaptado)

manuaisescolares

Os encarregados de Educação devem aceder à Plataforma MEGA para obter os Vales que permitirão o acesso aos Manuais Escolares Gratuitos.

unnamed

De acordo com a informação registada no Vale, os encarregados de educação poderão ter acesso a:

  • Manuais Escolares Novos -  o vale  é utilizado para adquirirem o Manual no local que pretenderem. 
  • Manuais Reutilizados  - neste caso deverão dirigir-se à Escola-sede nas datas  indicadas [AQUI].

 


valeeducacao

Os encarregados de educação dos alunos do Ensino Básico receberam informação sobre o VALE EDUCAÇÃO concedido pelo Município de Oliveira de Azeméis. 
 
O Vale Educação foi enviado na forma de código via sms ou e-mail para cada um dos alunos que frequentam a rede pública de ensino.
 
A medida é desenvolvida em parceria com as 10 livrarias aderentes onde o Vale Educação poderá ser trocado por livros de fichas ou material escolar até um valor máximo de 30 euros por vale.
 
Consulte as livrarias aderentes [AQUI]

 


De forma a uniformizar procedimentos, os vários sistemas de gestão escolar (UnicardKids (pré-escolar e 1.º ciclo) e SIGE (2.º e 3.º ciclos e secundário) passarão a ser SIGA. O Município de Oliveira de Azeméis, enviou os dados de acesso a este novo sistema.

Na nova plataforma SIGA, no separador “Cartão Escolar” podem aceder às formas de carregamento (MB/MBway/agentes Payshop). Estes carregamentos deixam de ter custos para os/as encarregados/as de educação.

Nota importante:

  • Carregamentos efetuados MB/MBway/agentes Payshop – dão para todas as despesas;
  • Carregamentos efetuados na escola (EB 2,3 e Secundárias) – dão apenas para despesas de Bar, Papelaria e Secretaria.

Os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo que pretendam frequentar o prolongamento de horário, devem manifestar esse seu interesse, na plataforma SIGA, no separador “Candidaturas”.

Fonte de Informação: Município de Oliveira de Azeméis

projetos25