Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

erasmuseslovenia

No âmbito do Programa Erasmus+,a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro  acolheu dois professores eslovenos em Missão de Ensino - Job Job Shadowing -  para formação, acompanhamento e observação de boas práticas  pedagógica.. Esta mobilidade teve a duração de cinco dias e decorreu entre os dias 17 e 22 de setembro de 2023.

Dois professores de Educação Física Eslovenos, Matej Juhart e Rok Zore da escola Gimnazija in Srednja Šola Rudolf Maister da cidade de Kamnik, assistiram a aulas de educação Física, visitaram a sede do Agrupamento e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, sob supervisão do professor Mário Matos. 

Ao longo da sua formação, os professores realizaram sessões de trabalho com a diretora da Escola, professora Ilda Ferreira, com a coordenadora do projeto Erasmus +, professora Elisabete Tavares sobre a organização e gestão escolar.  Observaram as aulas de Educação Física e atividades extracurriculares desportivas, conheceram e dialogaram com os docentes da disciplina sobre os desafios futuros da educação em geral e também sobre boas práticas na Educação Física, estabelcendo contactos e contrastes com a realidade do seu país.

Para além desse contacto mais próximo com a realidade escolar, foram recebidos pelo Coordenador do Desporto Escolar de Entre Douro e Vouga, Professor João Paulo Martins que abordou toda a dinâmica e funcionamento do Desporto Escolar em Portugal e  ainda pela Professora Dra Paula Queirós, Diretora do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, para uma sessão de trabalho sobre formação de professores em Portugal. 

Visitaram as instalações da referida faculdade e conheceram a componente curricular e pedagógica do Curso de Desporto, via ensino.

No final da mobilidade, o feedback dos participantes sobre esta experiência internacional e conhecimentos adquiridos foi muito positivo, porque, segundo eles, contribuiu para o crescimento pessoal e profissional, beneficiando no trabalho com alunos e nas respectivas escolas. Deixaram ainda palavra de agradecimento ao Agrupamento Escolas Ferreira de Castro na pessoa da professora  Ilda Ferreira por todo o apoio prestado para que tudo corresse dentro da normalidade e à Universidade do Porto na pessoa da Dra Paula Queirós pela disponibilidade para uma visita às instalações desportivas da Universidade e pela sessão de esclarecimento sobre a formação de professores de Educação Física pela referida Instituição.

parcerias