Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

Halloween Apoio ao estudo 1 Sandra Resende

No dia 31 de outubro, a equipa do apoio ao estudo do 6.º ano recebeu os vários grupos de alunos que frequentam o Apoio ao Estudo, lançando-lhes alguns desafios alusivos ao Halloween e dinamizando concursos temáticos. Os alunos participaram em atividades que promoveram o desenvolvimento do raciocínio e a aprendizagem de uma forma envolvente e divertida.

Para desenvolver o raciocínio, os alunos responderam a um Quizizz com problemas matemáticos "assustadores", utilizando tablets ou o próprio telemóvel, competindo uns com os outros. Além disso, enfrentaram dois desafios matemáticos que estimularam a curiosidade dos alunos.

As docentes de Português, Inglês e H.G.P. dinamizaram concursos temáticos, como "Spooky: descobre as diferenças", "Finding a scary match", "The Thriller" e "Jogo da Forca".

A interação e o trabalho em equipa que essas atividades promoveram ajudaram a desenvolver habilidades de desenvolvimento pessoal e social. Além disso, a expressão emocional, os labirintos do medo e a caracterização de medos foram incorporados nas atividades, proporcionando uma experiência abrangente e enriquecedora.

Foi uma sessão surpreendentemente divertida para todos!

parcerias