Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

aulacampojustiça

No âmbito das disciplinas de Direito e Economia, os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão tiveram a oportunidade de assistir a duas sessões de Audiência Prévia no Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis, no passado dia 13 de novembro, acompanhados pelo coordenador de curso, professor Bruno Moreira.


Com esta aula de campo, o grupo turma pôde explorar um conjunto de temáticas que já havia trabalhado em contexto de sala de aula, trazer outras inquietudes/questões que lá foram levantadas e que  lhes proporcionaram novos temas de debate na escola e adquirir de novas aprendizagens técnicas e competências ao nível sociocultural.


As Doutoras Juízes, os Advogados e os Oficiais de Justiça envolvidos nesta atividade foram excecionais na medida em que permitiram que os alunos pudessem “ser parte integrante da sessão” uma vez que lhes explicaram toda a dinâmica do tribunal, das sessões em causa e o teor dos processos que foram trabalhados.

A correr como esperado, esta experiência será repetida no módulo seguinte, quando estiverem a abordar o direito do trabalho.

“A Escola Serve para sermos Livres e não estarmos Sós! / Temos que Sair da sala de aula!”, António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa.

projetos25