Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

 teatro

 

Na passada quinta-feira, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu a tão esperada visita da Companhia de Teatro ETcetera. Os alunos e professores do 8º ano de escolaridade receberam os talentosos artistas para assistir à espantosa peça "Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor" de Manuel António Pina.
Na Sala Polivalente da Escola,  quatro talentosos atores e um encenador da companhia deram vida a um teatro bem organizado. Cada cena e cenário foram cuidadosamente trabalhados e desempenhados, proporcionando uma experiência, que vai ficar na memória, e que ajudou os alunos a interpretar melhor a história deste texto dramático português.

Enquanto os alunos assistiam, ficou nítido o poder do teatro como uma ferramenta educacional e cultural.

Os alunos estavam focados na peça. A cada cena, as suas expressões transmitiam uma mistura de surpresa, admiração e, às vezes, soavam umas gargalhadas. Os olhares presos na atuação revelavam uma plateia entretida, mergulhando profundamente nas emoções e história apresentadas.


No final da representação, os alunos tiveram a oportunidade de questionar os atores e o encenador. Os estudantes colocaram questões sobre as personagens, os desafios enfrentados no ensaio e na peça e até mesmo questões sobre a paixão de cada um pelo teatro. Esta troca não só esclareceu dúvidas, como também inspirou a explorar mais sobre o mundo do teatro.


Para os alunos, esta visita da Companhia de Teatro ETcetera não foi apenas mais uma atividade, foi uma experiência enriquecedora que os inspirou e, definitivamente,consolidaram-se aprendizagens da matéria de português.

Os alunos expressam a mais sincera gratidão à Companhia de Teatro pela emocionante e inspiradora representação. Também queremos agradecer aos professores organizadores por tornarem possível e terem proporcionado esta atividade enriquecedora.

Autor: o aluno Lourenço Cunha 8ºA

projetos25