Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 teatro

 

Na passada quinta-feira, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu a tão esperada visita da Companhia de Teatro ETcetera. Os alunos e professores do 8º ano de escolaridade receberam os talentosos artistas para assistir à espantosa peça "Aquilo que os Olhos Veem ou o Adamastor" de Manuel António Pina.
Na Sala Polivalente da Escola,  quatro talentosos atores e um encenador da companhia deram vida a um teatro bem organizado. Cada cena e cenário foram cuidadosamente trabalhados e desempenhados, proporcionando uma experiência, que vai ficar na memória, e que ajudou os alunos a interpretar melhor a história deste texto dramático português.

Enquanto os alunos assistiam, ficou nítido o poder do teatro como uma ferramenta educacional e cultural.

Os alunos estavam focados na peça. A cada cena, as suas expressões transmitiam uma mistura de surpresa, admiração e, às vezes, soavam umas gargalhadas. Os olhares presos na atuação revelavam uma plateia entretida, mergulhando profundamente nas emoções e história apresentadas.


No final da representação, os alunos tiveram a oportunidade de questionar os atores e o encenador. Os estudantes colocaram questões sobre as personagens, os desafios enfrentados no ensaio e na peça e até mesmo questões sobre a paixão de cada um pelo teatro. Esta troca não só esclareceu dúvidas, como também inspirou a explorar mais sobre o mundo do teatro.


Para os alunos, esta visita da Companhia de Teatro ETcetera não foi apenas mais uma atividade, foi uma experiência enriquecedora que os inspirou e, definitivamente,consolidaram-se aprendizagens da matéria de português.

Os alunos expressam a mais sincera gratidão à Companhia de Teatro pela emocionante e inspiradora representação. Também queremos agradecer aos professores organizadores por tornarem possível e terem proporcionado esta atividade enriquecedora.

Autor: o aluno Lourenço Cunha 8ºA

parcerias