Entre os dias 3 e 9 de março alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro receberam uma delegação de quinze alunos provenientes da cidade de Metkovic da Croácia para uma mobilidade de grupo de curta duração no âmbito do Projeto Erasmus+ KA121-SCH-000144225.
Poderão ver aqui o Mural da mobilidade.
Esta mobilidade pretende ir ao encontro do Plano Erasmus da escola croata e do nosso Agrupamento, abordando temáticas como Inclusão, Tecnologias em ambiente educativo e Saúde Mental. Os alunos croatas estiveram em aprendizagem, frequentando atividades letivas e projetos de referência do agrupamento e debateram os temas atrás enunciados em atividades diversas.
No âmbito dos objetivos do projeto: inclusão e saúde mental, visitamos no Porto a Associação Portuguesa de Pessoas com Deficiência, APPC. Promoveu-se também uma sessão na escola com a recordista nacional de natação adaptada e representante de Portugal nos mundiais de 2022 e 2023, Ana, que nasceu com uma má formação das vértebras que compromete muscular e neurologicamente as pernas e a força abdominal. Realizando-se também uma entrevista com o ex aluno João Ribeiro sobre questões de saúde mental.
Foram cinco dias de grandes momentos de aprendizagem em contexto de trabalho na escola, de convivência, de visitas a cidades como Porto, Aveiro, Coimbra de modo a partilhar a herança cultural do nosso país com os colegas europeus.
Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação, inclusão, criatividade e inovação, como também o desenvolvimento de competências digitais, o conhecimento dos hábitos culturais portugueses e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas na nossa escola por parte dos alunos e professores visitantes.
Os nossos alunos participaram na organização das atividades e, juntamente com as respetivas famílias acolheram os jovens croatas com um grande sentido de responsabilidade, cientes das dificuldades e diferenças culturais.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que fazem com que todos se transformem em cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizado e multicultural.
Nestes intercâmbios todos os intervenientes ficam mais ricos, quer culturalmente quer em conhecimento, deixando marcas para o resto das suas vidas. Em maio voltamos a encontrar-nos na cidade croata, Metkovic, para a segunda parte desta mobilidade.
Foi este o testemunho deixado por alunos e professores em entrevista ao Correio de Azeméis.
Os alunos, encarregados de educação e professores agradecem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na pessoa da sua Diretora Ilda Ferreira, a possibilidade que nos deu em participar nesta experiência tão enriquecedora.