Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

horta
Como tem sido habitual, de há já uns anos para cá, os alunos da EB do Outeiro, vivenciam o trabalho numa pequena horta.
Esta é uma horta biológica que utiliza composto produzido no compostor, com as cascas e os caroços da fruta consumida pelos alunos, semanalmente, na escola, e também as folhas que caem das árvores.
Este é o primeiro ano em que os alunos do 1.º OUT foram à horta para plantar couve galega. 
Tiveram uma aula no exterior de Cidadania e de Estudo do Meio.

Cada turma irá plantar ou semear um produto diferente que, no final, será colhido e entregue à AMPO, que confeciona as refeições dos nossos alunos.

Depois de questionados sobre a atividade, os alunos referiram que tinham adorado a experiência. No entanto, as tarefas ainda não estão terminadas!... Agora irá dar-se continuidade com a rega e com retirar as ervas daninhas que possam surgir.

Serão formadas as equipas das BRIGADAS DO AMBIENTE que irão dar continuidade a estas tarefas.

O nosso compostor necessita de ser trocado, pois está danificado e não se consegue colocar as cascas, os caroços e as folhas para transformar em composto.

Autores do texto: Turma do 1.º ano

parcerias