Matemática com Criatividade - Dia Internacional da Matemática - 14 de março

videopi

Os alunos da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro celebraram o Dia Internacional da Matemática, a 14 de março, de forma criativa e colorida. Os alunos acolheram de forma entusiasta o desafio da decoração do exterior das portas das suas salas de aula.

No vídeo encontram-se registros fotográficos desses trabalhos. Uma das turmas, na sua decoração, convidou todos, através de um QR Code, a assistirem ao vídeo que se encontra neste link.

A todos, parabéns pelo vosso empenho e criatividade!


 

Participação no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

matematicapi

Mais uma vez, os alunos do ensino básico participaram nesta edição do Campeonato de Jogos Matemáticos que decorreu na Universidade de Aveiro, no dia 14 de março, dia Internacional da Matemática e do PI. A organização do evento apresentou um conjunto de atividades paralelas ao campeonato de jogos, proporcionando aos participantes momentos lúdicos, interativos e científicos de enorme relevância: shows (Magia & Ciência, Circo Matemático, Robótica, Cooking) workshops, exposições, palestras e visitas guiadas.

Este ano obtivemos uma excelente classificação, a Leonor Oliveira do 5.ºA ficou no TOP 5, em 5.º lugar numa competição a nível nacional. Foi um resultado muito bom e nunca antes conseguido. Parabéns à Leonor e a todos os alunos da Ferreira de Castro pela dedicação e gosto pela disciplina de Matemática.

horta
Como tem sido habitual, de há já uns anos para cá, os alunos da EB do Outeiro, vivenciam o trabalho numa pequena horta.
Esta é uma horta biológica que utiliza composto produzido no compostor, com as cascas e os caroços da fruta consumida pelos alunos, semanalmente, na escola, e também as folhas que caem das árvores.
Este é o primeiro ano em que os alunos do 1.º OUT foram à horta para plantar couve galega. 
Tiveram uma aula no exterior de Cidadania e de Estudo do Meio.

Cada turma irá plantar ou semear um produto diferente que, no final, será colhido e entregue à AMPO, que confeciona as refeições dos nossos alunos.

Depois de questionados sobre a atividade, os alunos referiram que tinham adorado a experiência. No entanto, as tarefas ainda não estão terminadas!... Agora irá dar-se continuidade com a rega e com retirar as ervas daninhas que possam surgir.

Serão formadas as equipas das BRIGADAS DO AMBIENTE que irão dar continuidade a estas tarefas.

O nosso compostor necessita de ser trocado, pois está danificado e não se consegue colocar as cascas, os caroços e as folhas para transformar em composto.

Autores do texto: Turma do 1.º ano

projetos25