MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

ecoescolas

Na tarde do dia 21 de março, na Escola Secundária Ferreira de Castro, sede do nosso agrupamento, celebrou-se o Dia da Árvore e a obtenção do Galardão Eco-Escolas do ano letivo passado. Estiveram presentes alunos dos três ciclos de ensino (básico, secundário e profissional) assim como professores e funcionários do agrupamento.

 O 1º ciclo foi representado pelas turmas do 1º e 2º anos da Escola Básica 1 do Outeiro. Os restantes ciclos do ensino estiveram representados pelos respetivos ecodelegados.

Os alunos da Escola Básica 1 do Outeiro, acompanhados pelos titulares de turma, professora de apoio e funcionárias, juntaram-se pelas 14h45 aos seus colegas mais velhos na entrada da escola sede. A recebê-los estavam, ainda, os docentes responsáveis pelo Programa Eco-escola, docentes e alunos pertencentes ao conselho Eco-escola, os coordenadores do ensino pré-escolar e do 1º ciclo deste agrupamento.

Após a receção, o grupo dirigiu-se para o espaço escolhido, junto ao cantinho das aromáticas. Aí, os alunos plantaram seis árvores, com a ajuda dos professores e das funcionárias presentes. Depois de se plantar e regar bem as árvores, os participantes nesta iniciativa festejaram a conquista de mais um Galardão Eco-Escolas, que será hasteado no Dia do Patrono, assim que alguns problemas técnicos forem resolvidos.

Foi um momento importante em que todos mostraram interesse e sensibilidade por esta temática.

ecoescolas1  ecoescola2

Para comemorar o Dia da Árvore, as crianças dos Jardim de Infância de Lações e de Outeiro não puderam aceitar o convite para participar na atividade realizada na escola sede no âmbito do Programa Eco-Escolas, contudo, ambos os Jardins de Infância plantaram árvores nos seus espaços escolares.

O Jardim de Infância de Lações plantou “oliveiras” e o Jardim de Infância do Outeiro realizou a plantação de uma árvore em articulação com os idosos da Associação Pró Outeiro.


 

parcerias