|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

Projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos” promove autonomia no pré-escolar

etwlacoes

As educadoras Graça Azevedo, Teresa Helena Pinho e Joana Ornelas, da Escola de Lações, dinamizaram com as duas salas de jardim de infância o projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos”, envolvendo as crianças em diversas atividades centradas no desenvolvimento da autonomia e de competências essenciais para o dia a dia.
Numa fase inicial, foi realizada a apresentação da Escola aos restantes parceiros do projeto, identificando o Agrupamento, a cidade e o país, bem como as duas turmas do jardim de infância participantes. Posteriormente, as crianças participaram na criação de um logótipo representativo do projeto, que foi submetido a votação entre todos os parceiros internacionais.
Ao longo do projeto, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com as rotinas diárias das crianças, com o objetivo de promover a sua autonomia nas tarefas do quotidiano. Uma dessas atividades contou com a colaboração das famílias, que participaram ativamente e realizaram registos das experiências vividas em casa.
No âmbito da educação para a cidadania digital, a educadora Joana Ornelas dinamizou a história “Mais Net Não…”, sensibilizando as crianças para os perigos da internet. Após a exploração da história, foi elaborado um cartaz alusivo ao tema, reforçando a importância de uma utilização segura e consciente das tecnologias desde cedo.
Este projeto revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo aprendizagens significativas através de metodologias ativas e colaborativas.
Gostaríamos, por fim, de expressar um agradecimento especial à mentora Carla Terra, pela orientação, apoio e disponibilidade ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.

Crónica de uma Viagem: Entre a História, o Palco e... as Osgas!

cronica

Nos passados dias 24 e 25 de março, as nossas turmas trocaram as secretárias pela estrada numa visita de estudo interdisciplinar que nos levou de Peniche a Lisboa. Foram dois dias intensos, onde a História saltou dos manuais para a vida real (e alguns insetos saltaram para cima de nós).

Ler mais...

ecoescolas

Na tarde do dia 21 de março, na Escola Secundária Ferreira de Castro, sede do nosso agrupamento, celebrou-se o Dia da Árvore e a obtenção do Galardão Eco-Escolas do ano letivo passado. Estiveram presentes alunos dos três ciclos de ensino (básico, secundário e profissional) assim como professores e funcionários do agrupamento.

 O 1º ciclo foi representado pelas turmas do 1º e 2º anos da Escola Básica 1 do Outeiro. Os restantes ciclos do ensino estiveram representados pelos respetivos ecodelegados.

Os alunos da Escola Básica 1 do Outeiro, acompanhados pelos titulares de turma, professora de apoio e funcionárias, juntaram-se pelas 14h45 aos seus colegas mais velhos na entrada da escola sede. A recebê-los estavam, ainda, os docentes responsáveis pelo Programa Eco-escola, docentes e alunos pertencentes ao conselho Eco-escola, os coordenadores do ensino pré-escolar e do 1º ciclo deste agrupamento.

Após a receção, o grupo dirigiu-se para o espaço escolhido, junto ao cantinho das aromáticas. Aí, os alunos plantaram seis árvores, com a ajuda dos professores e das funcionárias presentes. Depois de se plantar e regar bem as árvores, os participantes nesta iniciativa festejaram a conquista de mais um Galardão Eco-Escolas, que será hasteado no Dia do Patrono, assim que alguns problemas técnicos forem resolvidos.

Foi um momento importante em que todos mostraram interesse e sensibilidade por esta temática.

ecoescolas1  ecoescola2

Para comemorar o Dia da Árvore, as crianças dos Jardim de Infância de Lações e de Outeiro não puderam aceitar o convite para participar na atividade realizada na escola sede no âmbito do Programa Eco-Escolas, contudo, ambos os Jardins de Infância plantaram árvores nos seus espaços escolares.

O Jardim de Infância de Lações plantou “oliveiras” e o Jardim de Infância do Outeiro realizou a plantação de uma árvore em articulação com os idosos da Associação Pró Outeiro.


 

parcerias