Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

ecoescolas

Na tarde do dia 21 de março, na Escola Secundária Ferreira de Castro, sede do nosso agrupamento, celebrou-se o Dia da Árvore e a obtenção do Galardão Eco-Escolas do ano letivo passado. Estiveram presentes alunos dos três ciclos de ensino (básico, secundário e profissional) assim como professores e funcionários do agrupamento.

 O 1º ciclo foi representado pelas turmas do 1º e 2º anos da Escola Básica 1 do Outeiro. Os restantes ciclos do ensino estiveram representados pelos respetivos ecodelegados.

Os alunos da Escola Básica 1 do Outeiro, acompanhados pelos titulares de turma, professora de apoio e funcionárias, juntaram-se pelas 14h45 aos seus colegas mais velhos na entrada da escola sede. A recebê-los estavam, ainda, os docentes responsáveis pelo Programa Eco-escola, docentes e alunos pertencentes ao conselho Eco-escola, os coordenadores do ensino pré-escolar e do 1º ciclo deste agrupamento.

Após a receção, o grupo dirigiu-se para o espaço escolhido, junto ao cantinho das aromáticas. Aí, os alunos plantaram seis árvores, com a ajuda dos professores e das funcionárias presentes. Depois de se plantar e regar bem as árvores, os participantes nesta iniciativa festejaram a conquista de mais um Galardão Eco-Escolas, que será hasteado no Dia do Patrono, assim que alguns problemas técnicos forem resolvidos.

Foi um momento importante em que todos mostraram interesse e sensibilidade por esta temática.

ecoescolas1  ecoescola2

Para comemorar o Dia da Árvore, as crianças dos Jardim de Infância de Lações e de Outeiro não puderam aceitar o convite para participar na atividade realizada na escola sede no âmbito do Programa Eco-Escolas, contudo, ambos os Jardins de Infância plantaram árvores nos seus espaços escolares.

O Jardim de Infância de Lações plantou “oliveiras” e o Jardim de Infância do Outeiro realizou a plantação de uma árvore em articulação com os idosos da Associação Pró Outeiro.


 

parcerias