Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

visitaestudo7

No dia 10 de abril, quarta-feira, as turmas do 7º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro visitaram o Mosteiro da Batalha e as Grutas de Mira de Aire, no distrito de Leiria.
Os alunos, acompanhados por doze professores, saíram da escola por volta das 08h30, distribuídos em três autocarros. Um grupo dirigiu-se inicialmente às Grutas de Mira de Aire e outro ao Mosteiro da Batalha, para fazer a visita da parte da manhã. Almoçaram todos juntos e, na parte da tarde, inverteram o sentido.


No Mosteiro da Batalha, tiveram oportunidade de usufruir de uma visita dramatizada por três atores, o que, na opinião dos alunos, tornou a experiência mais interessante.

Nas Grutas de Mira de Aire, assistiram inicialmente a um vídeo informativo. De seguida, exploraram as Grutas e puderam tirar fotografias deslumbrantes numa das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.

De regresso à escola, os alunos vinham cansados, mas animados pela possibilidade de viver um dia diferente.

Texto elaborado pelos alunos da turma do 7º E

parcerias