Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

 mentoriaprofissional

Ex alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (finalistas 2022/2023)  partilharam a sua experiência de formação relativa ao seu percurso no Agrupamento, assim como, a que estão a vivenciar nos cursos que estão a frequentar no Ensino Superior, todos na área da Informática.

Estes alunos realçaram a oportunidade e as boas práticas que o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro lhes proporcionou, tendo-lhes permitido desenvolver capacidades  em ambientes de aprendizagem ativos com experiência dentro e fora de sala de aula (em contexto real de trabalho) o que lhes proporcionou competências e aprendizagens importantíssimas para os  desafios práticos e teóricos que têm de superar no ensino superior.

Deixaram conselhos e orientações para os seus colegas, incentivando-os a aproveitar as oportunidades de trabalho de projeto e a formação em contexto de trabalho, alertados para a relevância dos  stakeholders (empresas) que acolhem os alunos e para a possibilidade de poderem apresentar novas propostas de trabalho. 

Entre as partilhas,  ficou definido um plano de ação de mentoria na área de informática (na área da Programação e da Prova de Aptidão Profissional) para alunos atualmente no 10.º e no 11.º ano. 


 

parcerias