Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

tertulia

No passado dia 10 de maio decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, uma tertúlia intitulada “Ferreira de Castro: a Resistência ao Antigo Regime e a Luta pela Liberdade”, promovida pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro e pelo Centro de Estudos Ferreira de Castro, com o apoio da Câmara Municipal, iniciativa integrada nas atividades definidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.


Pretendeu-se simultaneamente, com este evento, assinalar o encerramento da exposição patente nesta galeria de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino deste Agrupamento de Escolas.


Um número significativo de participantes partilhou diversos pontos de vista sobre o notável autor e a sua obra, assinalando ainda a sua relevante atividade enquanto resistente ao antigo regime do Estado Novo, de quem sofreu, como outros escritores daquele período, inúmeros episódios de censura, que limitaram a sua atividade criativa, enquanto permanente difusor de valores humanistas, essencialmente focados na atenção aos mais desfavorecidos.


Foram partilhados textos e episódios significativos da vida e obra deste autor, cumprindo-se assim mais um momento de justa homenagem ao notável Patrono deste Agrupamento de Escolas, que viria a falecer exactamente poucos meses após a Revolução de Abril.

parcerias