Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 

 

AMJAMJ2

Os alunos do 4.º ano, 8.º ano e 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foram, genialmente, representados pelos seus deputados eleitos na Assembleia Municipal Jovem. 

Os nossos ilustres deputados apresentaram, de forma assertiva e clara, as suas propostas de requalificação do Parque de Lazer do Pedregulhal, do Moinho de Bergueses, da Fonte do Juíz, dos Trilhos do Comandante e do Parque Urbano de Cavaleiros. 

De destacar igualmente os desenhos de Bruna Tavares que representam as propostas de requalificação de equipamentos no Parque Urbano do Pedregulhal. 

Foi uma prestação excelente, elogiada pelos elementos da mesa, na figura do Presidente da Câmara, engenheiro Joaquim Jorge. 

O projeto Assembleia Municipal Jovem de OAZ é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis e surge na sequência da experiência de implementação ao longo de 12 anos letivos do projeto Políticos de Palmo e Meio.

A mudança do nome deve-se ao facto de, agora, o projeto se estender para além do 1º ciclo. Assim, tem como destinatários todos os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do concelho de Oliveira de Azeméis. O objetivo final é a realização de uma assembleia em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes.

Este ano o tema era:  Conhecimento e valorização de figuras ilustres do concelho de Oliveira de Azeméis.

 

parcerias