Projeto Interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular - 12.º Ano

torneiosv2

Este vídeo foi produzido pelos alunos do 12.º B para dar a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 12.º ano no âmbito do Projeto Interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular.

“Auto da Barca do Inferno”: o teatro ganhou vida na escola

foto Marisa Madeira Saraiva

Na passada quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2025, as turmas do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro receberam a ilustre presença da companhia Teatro do Bolhão, vinda do Porto para representar a peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Os atores cativaram-nos com interpretações cheias de humor e energia, enquanto a música, os figurinos e o cenário simples, mas criativo e eficaz, complementaram a experiência.
Não foi possível ficar indiferente à animação contínua e à galhofa e os alunos não despregaram olho das personagens, das suas falas e dos seus movimentos. No final da representação, colocaram ainda algumas perguntas sobre a peça, sobre alguns movimentos em cena e sobre a formação dos atores.
Foi uma oportunidade única de aprender através do teatro que trouxe uma nova dimensão à obra estudada em sala de aula.

Para o público, foi uma experiência inspiradora que permitiu compreender melhor o lema do teatro vicentino: “Ridendo castigat mores” (a rir corrigem-se os costumes).

 

Autoras:

Márcia Sá, 9.º A
Nádia Pereira, 9.º B
Lara Neves, 9.ºE
Matias Ribeiro, 9.º E

11tgpsi1

Os alunos Gabriel Paulo, João Fernandes, Saúl Nunes, Paulo Silva e Bruno Oliveira, que estão a desenvolver projecto no âmbito da categoria Electronics for All, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Synopsys, participar num workshop de eletrónica e fazer uma masterclass com experts,no âmbito da participação da turma do 11.º ano do Curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos no Projeto Apps for Good, 


Esta atividade proporcionou aos alunos uma experiência prática e imersiva no ambiente de trabalho de uma empresa líder em tecnologia e permitiu desenvolver capacidades de comunicação, trabalho em equipa e  pensamento crítico e criativo.
A atividade realizou-se no dia 15 de maio de 2024, tendo acompanhado os alunos os docentes da componente tecnológica, Manuel Teixeira e Margarida Cruz.

bannerprojetos