Concerto de Natal 2024 | Educação Musical - 2.º ciclo

Corta Mato Escolar 2024

cortamato

Cerca de 650 alunos de todos os escalões correram no corta-mato escolar, enchendo a Ferreira de cor e energia.

Mais do que uma prova de atletismo, correr o corta-mato é pertencer a uma História já com décadas. A primeira prova desta modalidade desportiva realizou-se em Lisboa, em 1911, entrando, mais tarde, na vida escolar, com enorme sucesso.

Assim, se para alguns esta prova serve para correr mais depressa e conseguir chegar nos primeiros lugares, para um grande número de alunos é um momento de convívio com os amigos e mais uma “acha para a fogueira” de um estilo de vida saudável e com boa aptidão física.

Seja como for, mais uma vez se cumpriu a tradição, se apuraram os seis alunos mais rápidos para o corta-mato regional e se fez a Festa para todos!


Primeiro Projeto Erasmus | Programa ERASMUS+ Educação de Adultos

premioerasmus

 

No passado dia 12 de dezembro, celebrou-se no Instituto Politécnico de Viana do Castelo a II Gala Erasmus+, que destaca os melhores projetos desenvolvidos no âmbito do Programa ERASMUS+.

O Primeiro Projeto Erasmus desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro no Âmbito da Educação de Adultos foi distinguido, sendo vencedor na sua categoria!

O Projeto Educação de Adultos: Europa Digital para Todos desenvolveu em 2022 dois fluxos de mobilidade na Europa, um grupo de adultos aprendentes em Amesterdão e mobilidade individual de staff em Florença, que tiveram por objetivo central a promoção de competências digitais.

Foi exemplo de boas práticas ao serviço da Inclusão, onde a Educação deve ser de Todos para Todos! Para nós é uma honra continuar a investir nos Adultos com a Porta Aberta da Ferreira de Castro para a Europa!

ANPRI
No dia 19 de junho os alunos do 9º ano deslocaram-se ao Barreiro, ao Centro de Ciência e Computação da ANPRI, sendo que o transporte e a frequência nas oficinas foi financiada pelo Programa Pessoas 2030, no âmbito do Programa PRR.


Esta visita de estudo foi muito interessante e serviu para promover a interligação entre teoria e a prática, a escola e as tecnologias emergentes na área da programação e robótica, para além de ter contribuído para a formação integral do aluno e proporcionar diferentes estratégias de aprendizagem. A visita não serviu apenas para estabelecer aprendizagens, mas também para promover o convívio entre turmas, alunos e professores.


Satisfeitos com a viagem os alunos regressaram à escola, sendo que a sua chegada foi por volta das 20h40.



Autora do texto: Maria João Pinho (9ºE)

projetosparcerias24