Viagem a Londres | 2024

londres2024

O ano letivo 2024/2025 começou em grande para os alunos do  12° ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Mais de uma centena de alunos tiveram a oportunidade única de participar numa viagem a Londres,  organizada pelas professoras de Inglês deste Agrupamento.

Foi uma viagem inesquecível que  teve como cenário as mais emblemáticas paisagens londrinas: desde o imponente Big Ben, passando pelo famoso Covent Garden Market, desde as ruas aconchegantes de Notting Hill até às ruas animadas de Camden e Piccadilly, não esquecendo a belíssima vista proporcionada pelo London Eye e obviamente a joia da coroa que é o Palácio de Buckingham.

No entanto, esta viagem não foi só feita de paisagens bonitas. Foi-nos possível visitar três museus imperdíveis da Exhibition Road,  o Science Museum, o Natural History Museum e para finalizar o icónico Victoria & Albert (V&A).

Foi ainda proporcionada uma visita ao Twist Museum (The way I see things), um museu interativo e imersivo cuja  exposição, composta por ilusões de pequena e grande escala, desafiava os nossos sentidos.

Para além disso, não podemos esquecer o incrível Musical Mamma Mia, um espetáculo surpreendente no Novello Theatre, que acabou por ser a trilha sonora da nossa viagem.

Não obstante as paisagens bonitas e os momentos culturais de topo, a viagem promoveu igualmente momentos de camaradagem inesquecíveis entre os alunos das várias turmas e as professoras acompanhantes, permitindo conhecer-nos num contexto menos formal e criar laços com pessoas com quem talvez não falaríamos no nosso dia-a-dia.

A viagem permitiu também que desenvolvêssemos o nosso inglês, para além de criar oportunidades de aprendizagem ao experienciarmos como é viver numa cidade grande e multicultural como Londres.

No geral, a Viagem a Londres foi uma experiência única cheia de novas experiências, recordações e amizades que, sem dúvida, nunca serão esquecidas.

Texto de : Mariana Cunha e Ana Gonçalves, alunas da Turma do 12.°E

açores2

Os alunos da disciplina de Biologia e Geologia das turmas  A, B, C e F do 11º ano  tiveram a oportunidade de visitar a ilha de São Miguel nos Açores para uma incrível uma visita de estudo, tendo sido acompanhados pelos professores Alexandra Esteves, Manuel Alberto e Paula Catela.

Nesta incrível viagem de conhecimento, os alunos puderam visitar o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, a Expolab, a Gruta do Carvão, o Observatório Microbiano dos Açores, o Museu e Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha, instituições que parabenizaram os alunos seu excelente comportamento e participação nas atividades.

Nas atividades ao ar livre, alunos e professores aprenderam e divertiram-se imenso. Não podemos deixar de agradecer à guia do Geoparque dos Açores, Mafalda Sousa, sempre disponível, atenta e cativante nas suas explicações, bem como ao motorista, Ricardo Pimentel, dotado de sabedoria, paciência e boa disposição, um verdadeiro motorista-guia.

Foi uma experiência incrível, como podemos constatar pelos testemunhos das turmas envolvidas:

“Mal aterrámos no dia 11 de setembro fomos visitar as lagoas da região das Sete Cidades.
Apesar do vento frio e do nevoeiro lá fomos conseguindo vislumbrar alguma coisa. A imagem da Lagoa do Canário parecia retirada da série “O Senhor dos Anéis”.
Mesmo com nevoeiro conseguimos vislumbrar a Lagoa das Sete cidades a partir do Miradouro da Ponta do Escalvado, situado a sul da caldeira vulcânica da Lagoa das Sete Cidades, junto à Lagoa Verde. Este miradouro está no local onde o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia apreciaram a vista, aquando da sua visita a São Miguel, em 1901.
Depois do almoço, na povoação de Sete Cidades rumámos até à Ponta da Ferraria, um promontório com origem em erupções vulcânicas, que foi, sem dúvida, o ponto alto do dia porque a água quente permitiu-nos relaxar do nosso longo dia que começou às 2h da manhã.
O ponto mais baixo do dia, por sua vez, também foi na Ponta da Ferraria, uma vez que após a ida à água tivemos pela frente uma longa subida, bastante íngreme. A descida foi mais fácil, mas pensar na subida quase nos fazia desistir. Ainda bem que venceu a vontade de tomar banho de mar com água a uma temperatura superior a 35ºC. Foi maravilhoso!
alunos do 11º A

No segundo dia da visita aos Açores, começámos por visitar o "OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores” onde aprendemos imenso sobre a vulcanologia, sismologia, geotermia e geoambientes da região dos Açores. A explicação foi muito boa e os vídeos e rochas observados fizeram-nos compreender melhor esta complexa história geológica açoriana. Posteriormente visitámos o Centro de Ciência "Expolab" onde fizemos atividades mais dinâmicas numa divertida caça ao tesouro.
A parte da tarde foi a nossa preferida porque pudemos relaxar e aproveitar um belo passeio de barco até ao Ilhéu de Vila Franca ou "Anel da Princesa", um tesouro escondido no qual mergulhámos acompanhados de imensos peixes de variadas espécies. A viagem de barco até ao ilhéu foi emocionante e divertida com gaivotas a acompanhar-nos e nós quase a voarmos, tal era a ondulação causada pelo vento. Fantástico! Para finalizar em grande o nosso dia, tivemos a oportunidade de provar um doce tradicional que adorámos, as Queijadas da Vila, e do qual certamente nos iremos lembrar, com a nossa delegada a receber uma como prémio por responder …ignimbritos!!!!
Na nossa opinião o dia foi um dos melhores da viagem porque nos divertimos bastante, visitámos paisagens muito bonitas e no OVGA aprofundámos conhecimentos na área da Geologia.”
alunos 11ºC

“Na sexta-feira foi o dia das Furnas. Começámos por visitar o Observatório Microbiano dos Açores, envolvidos num forte cheiro a enxofre emanado das fumarolas, onde aprendemos muito sobre a importância dos seres vivos microbianos no planeta Terra, dando ênfase à biodiversidade microbiana existente nas nascentes termais e cavidades vulcânicas dos Açores.
De seguida... Parque Terra Nostra, com aquela imensidão de belíssimos jardins, mas só alguns os visitaram, pois, a maioria, ficou mais de 1h dentro da piscina termal de águas férreas, qual couves dentro do caldo! Sem dúvida o ponto alto do dia!
Depois de comermos o tradicional cozido das Furnas, fomos visitar a plantação de chá mais antiga da Europa, a Gorreana, com prova de chá incluída. Há quem diga que as primeiras sementes de chá foram trazidas do Brasil, na segunda metade do século XVIII.
alunos do 11º B

Sobre o sábado há muitas coisas de que podemos falar, uma vez que este foi um longo dia, mas os dois pontos que nós destacamos como favoritos foram a visita à Gruta do Carvão e a noite divertida em Ponta Delgada, a aproveitar um concerto dos HMB.
A Gruta do Carvão tem este nome, não por possuir carvão, mas sim porque a rocha que lá abunda é o basalto, com cor idêntica ao carvão. Viajámos alguns metros dentro de um tubo lávico, tal como exploradoras com capacete. Aí pudemos observar no teto estalactites de basalto e estalactites secundárias de sílica amorfa; na parede comunidades de bactérias, glaze e estrias; no chão escoadas lávicas do tipo aa e pontualmente lavas pahoehoe. Gostamos imenso!
O concerto dos HMB foi uma surpresa muito positiva para terminar os dias de aprendizagem e esforço que tivemos, fazendo-nos divertir e relaxar antes de começarmos um novo ano escolar de estudo e empenho. Queremos, por isso, agradecer aos professores por esta viagem e por nos deixarem ficar até ao final do concerto e ainda tirar uma foto com os artistas!

Este foi o dia em que mais tivemos de caminhar, mas ainda assim aproveitámos estes e os outros locais que visitámos, como: o Museu Carlos Machado, o Centro de Interpretação Ambiental da Caldeira Velha e o Miradouro da Lagoa do Fogo.
Neste dia também se passou algo extremamente importante, o aniversário de uma de nós, alunas do 11.ºF, Leonor Londreira, e todas estas visitas lhe proporcionaram um aniversário inesquecível e muito especial. A colega teve direito a um bolo surpresa à noite e antes disso ainda recebeu o presente que desejava desde o início da visita, uma foto com uma vaca, graças à generosidade das professoras e do motorista do nosso autocarro, o que tornou este dia excecional. Obrigada!