Projeto Interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular - 12.º Ano

torneiosv2

Este vídeo foi produzido pelos alunos do 12.º B para dar a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 12.º ano no âmbito do Projeto Interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular.

“Auto da Barca do Inferno”: o teatro ganhou vida na escola

foto Marisa Madeira Saraiva

Na passada quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2025, as turmas do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro receberam a ilustre presença da companhia Teatro do Bolhão, vinda do Porto para representar a peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Os atores cativaram-nos com interpretações cheias de humor e energia, enquanto a música, os figurinos e o cenário simples, mas criativo e eficaz, complementaram a experiência.
Não foi possível ficar indiferente à animação contínua e à galhofa e os alunos não despregaram olho das personagens, das suas falas e dos seus movimentos. No final da representação, colocaram ainda algumas perguntas sobre a peça, sobre alguns movimentos em cena e sobre a formação dos atores.
Foi uma oportunidade única de aprender através do teatro que trouxe uma nova dimensão à obra estudada em sala de aula.

Para o público, foi uma experiência inspiradora que permitiu compreender melhor o lema do teatro vicentino: “Ridendo castigat mores” (a rir corrigem-se os costumes).

 

Autoras:

Márcia Sá, 9.º A
Nádia Pereira, 9.º B
Lara Neves, 9.ºE
Matias Ribeiro, 9.º E

londres2024

O ano letivo 2024/2025 começou em grande para os alunos do  12° ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Mais de uma centena de alunos tiveram a oportunidade única de participar numa viagem a Londres,  organizada pelas professoras de Inglês deste Agrupamento.

Foi uma viagem inesquecível que  teve como cenário as mais emblemáticas paisagens londrinas: desde o imponente Big Ben, passando pelo famoso Covent Garden Market, desde as ruas aconchegantes de Notting Hill até às ruas animadas de Camden e Piccadilly, não esquecendo a belíssima vista proporcionada pelo London Eye e obviamente a joia da coroa que é o Palácio de Buckingham. 

No entanto, esta viagem não foi só feita de paisagens bonitas. Foi-nos possível visitar três museus imperdíveis da Exhibition Road,  o Science Museum, o Natural History Museum e para finalizar o icónico Victoria & Albert (V&A).

Foi ainda proporcionada uma visita ao Twist Museum (The way I see things), um museu interativo e imersivo cuja  exposição, composta por ilusões de pequena e grande escala, desafiava os nossos sentidos.

Para além disso, não podemos esquecer o incrível Musical Mamma Mia, um espetáculo surpreendente no Novello Theatre, que acabou por ser a trilha sonora da nossa viagem.

 Não obstante as paisagens bonitas e os momentos culturais de topo, a viagem promoveu igualmente momentos de camaradagem inesquecíveis entre os alunos das várias turmas e as professoras acompanhantes, permitindo conhecer-nos num contexto menos formal e criar laços com pessoas com quem talvez não falaríamos no nosso dia-a-dia.

A viagem permitiu também que desenvolvêssemos o nosso inglês, para além de criar oportunidades de aprendizagem ao experienciarmos como é viver numa cidade grande e multicultural como Londres.

 No geral, a Viagem a Londres foi uma experiência única cheia de novas experiências, recordações e amizades que, sem dúvida, nunca serão esquecidas.

 

Texto de : Mariana Cunha e Ana Gonçalves, alunas da Turma do 12.°E

bannerprojetos