Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

 literaciafinanceira

No dia 07 de outubro de 2024 aconteceu a “Hora da Literacia Financeira”, uma atividade inserida nas iniciativas da Semana Mundial do Investidor, que decorreu a nível nacional nas escolas, com o objetivo de abordar temas de Literacia Financeira através de um quiz e debate em aula.

Esta iniciativa global foi promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (International Organization of Securities Commissions), juntamente com outros 12 parceiros, com o objetivo de alertar para a importância da educação financeira e da proteção do investidor.


Através de um QR code, os alunos dos 1.º Técnico de Gestão e 1.º Técnico da Qualidade acederem a um questionário acerca de conceitos básicos de investimento financeiro, em simultâneo com outros alunos a nível nacional. Depois, foram expostas as respostas corretas, as quais foram comparadas e discutidas. Posteriormente, foram aproveitadas as respostas dos alunos para discutir o investimento em diferentes produtos financeiros e refletir acerca dos perigos do investimento em criptoativos.

Os alunos gostaram da iniciativa, pois adquiriram algum vocabulário técnico acerca de investimentos financeiros, puderam colaborar num projeto de âmbito nacional e sobretudo, porque viram esclarecidas ideias preconcebidas acerca de investimentos financeiros, muitas delas erradas.


A professora, Susana Gomes

parcerias