Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

Procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro

Torna-se público que foi aberto procedimento concursal para diretor (M/F) do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, através do Aviso n.º 10511/2025/2 publicado no Diário da República, 2ª Série, n.º 77/0, de 21 de abril de 2025.

 

Modelo para Requerimento de Admissão ao Concurso para Diretor(a) -> [AQUI]


O Presidente do Conselho Geral
António da Costa Pereira dos Santos.


 

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro leva os alunos a embarcar na Odisseia de "Ulisses"

teatrotroia

No dia 27 de março, os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro assistiram à peça de teatro “Ulisses”, numa iniciativa que juntou cultura e educação, promovendo o contacto direto com a literatura de forma dinâmica e envolvente.

Baseada na obra de Maria Alberta Menéres, esta peça apresenta, de forma adaptada e acessível, a famosa odisseia de Ulisses, herói da mitologia grega, que enfrenta perigos, monstros e desafios enquanto tenta regressar a casa, à ilha de Ítaca, após a guerra de Troia. A história cativa pela sua ação e pelas lições de coragem, inteligência e perseverança.

Os alunos mostraram-se bastante entusiasmados com a encenação, destacando o cenário e a forma expressiva como os atores deram vida à aventura de Ulisses. Para muitos, foi uma forma diferente e divertida de compreender a obra estudada nas aulas de Português.

O teatro revelou-se, mais uma vez, uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, ajudando os alunos a interpretar melhor os textos literários, a desenvolver o gosto pela leitura e a valorizar a riqueza da língua portuguesa através da arte.


 

biblioteca

 

"Os direitos são como as flores: palavras que nunca se deixam cair"
Isabel Fernandes Pinto, in "História de um muro"

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, a escritora Isabel Fernandes Pinto visitou o nosso Agrupamento, tendo dado início às sessões "Encontros com escritores" na EB1/JI do Outeiro.

A autora dinamizou a atividade partindo do seu livro "História de um muro", uma fábula que remete para a importância do conhecimento, da compreensão, do respeito e da convivência.

Nestas sessões, foram abordados os conceitos de liberdade e direitos, no desenho de uma liberdade com os outros, onde os direitos são também regras, porque ninguém vive só.

Irão decorrer mais sessões no mês de novembro, para que outros alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo possam vivenciar uma experiência semelhante.


projetos25