Aluno do Curso Profissional na área de Informática apurado para a segunda fase do SITESTAR.PT

schoolevents

O aluno António Valente, do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, apurou-se para a segunda fase do concurso nacional SITESTAR.PT, Escalão 2, categoria Escola Mais Digital, com o projeto "School Events".


O projeto, desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), visa criar uma plataforma digital para a gestão e divulgação de eventos escolares, demonstrando o potencial das tecnologias digitais no contexto educativo.O apuramento para a 2:ª fase do concurso representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido. 


O SITESTAR.PT é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de competências digitais e incentivar a criação de websites originais pelos alunos do ensino secundário e profissional, contribuindo para uma presença mais ativa e consciente na Internet. 

O projeto conta com a orientação dos professores Manuel Teixeira e Margarida Cruz, docentes que têm acompanhado o desenvolvimento deste trabalho.
Esta participação reforça o compromisso da escola com a inovação digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas dos seus alunos, preparando-os para os desafios do futuro.


 

Ferreirinhas na 2.ª fase das XII Olimpíadas da Língua Portuguesa

logoOLP

Os alunos Rita Costa (8.º A) e Tomás Borges (9.º A), no Escalão A, e  Raquel Costa (11.º E) e Núria Silva (12.º E), no Escalão B, ficaram apurados para a 2.ª fase (fase Regional) da XII Olimpíadas da Língua Portuguesa que terá lugar em Gondomar, no dia 20 de fevereiro. 

A 1.ª fase desta competição, fase escolar, consistiu na realização de uma Prova Escrita com a duração de 60 minutos na qual participaram  34 alunos do  Escalão A (Ensino Básico) e 39 do Escalão B (Secundário).  A Prova foi elaborada pela Associação de Professores de Português e foi aplicada a nível nacional, tendo sido realizada, segundo dados da organização, por cerca de 500 alunos. 

A lista dos alunos apurados do escalão A (básico) inclui 107 alunos, com 180 ou mais pontos, e a lista do escalão B (secundário) inclui 76 alunos, com 176 ou mais pontos. 

Os  alunos do Escalão A contam-se entre os 45 apurados na Região Norte e as do Escalão B entre os 32 apurados na mesma Região.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).

Esta iniciativa visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa face ao uso do Português padrão, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

 Mais informações sobre esta competição [AQUI]


 

Alunos do Curso Profissional Programador de Informática na Fase final Game Jam: Fab Games

 

 gamejam

Os alunos, Juan Agudelo, Leonardo Silva e Vasco Oliveira, do 11.º ano do Curso Profissional  Técnico Programador de Informática apuraram-se para a fase final  do campeonato nacional Game Jam: Fab Games, a qual terá lugar no final do mês de fevereiro, em Santarém.

Os alunos, em equipa, no âmbito das disciplinas Metodologias e Linguagem de Programação e Programação de Sistemas Informáticos, criaram um jogo original intítulado "Sabores de Oliveira" , o qual foi apresentado publicamente ao júri constituido por especialistas em jogos digitais. 

 A Game JamFab Games é uma iniciativa dinamizada pela Associação Nacional de Professores de Informática, que promove a aprendizagem de programação para jogos.  

Na fase final da game jam, os alunos terão de conceber um jogo, num curto intervalo de tempo, numa espécie de maratona de programação para jogos.

Nesta fase de apuramento participou ainda uma outra equipa, Vicente Santiago, Renato Brandão e Francisco Araújo, do mesmo ano e curso, tendo apresentado o jogo "As aventuras com Ferreira de Castro".

Esta iniciativa teve orientação/coordenação dos professores Edgar Borges e Irene Baptista, docentes da área de Informática do Agrupamento. 


 

filosofia24

No dia vinte e um de novembro, o Agrupamento transformou-se num espaço de reflexão e diálogo, acolhendo a celebração do Dia Mundial da Filosofia. Neste dia, as atividades, organizadas pelas docentes da Secção Especializada de Filosofia, consistiram na distribuição, ao almoço, junto com os tabuleiros da cantina uma “Sopa de Letras Filosófica”, a realização de uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e um “Chá Filosófico”.
O “Chá Filosófico” e a exposição de trabalhos, realizados pelos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, decorreram na Biblioteca Escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de, a partir da célebre escultura de Auguste Rodin, “O Pensador”, explorar as principais questões filosóficas da atualidade.


O “Chá Filosófico” contou com três sessões, duas de manhã e outra de tarde, que tiveram como ponto de partida a discussão de temas como a relação entre a ética e a inteligência artificial ou a importância de assumir uma atitude crítica perante o mundo. Esta conversa foi enriquecida por momentos inspiradores, nos quais poemas foram declamados com maestria e músicas ecoaram pelas paredes da biblioteca, por alunos dos 10.º e 11.º anos.
As atividades dinamizadas foram um sucesso e demonstraram o grande potencial da arte para enriquecer o ensino da filosofia. A iniciativa contribuiu para criar um ambiente mais leve e inspirador para a reflexão, despertando o interesse dos alunos para temas complexos e convidando-os a pensar de forma mais criativa e abrangente.

bannerprojetos