No dia vinte e um de novembro, o Agrupamento transformou-se num espaço de reflexão e diálogo, acolhendo a celebração do Dia Mundial da Filosofia. Neste dia, as atividades, organizadas pelas docentes da Secção Especializada de Filosofia, consistiram na distribuição, ao almoço, junto com os tabuleiros da cantina uma “Sopa de Letras Filosófica”, a realização de uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e um “Chá Filosófico”.
O “Chá Filosófico” e a exposição de trabalhos, realizados pelos alunos dos 10.º, 11.º e 12.º anos, decorreram na Biblioteca Escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de, a partir da célebre escultura de Auguste Rodin, “O Pensador”, explorar as principais questões filosóficas da atualidade.
O “Chá Filosófico” contou com três sessões, duas de manhã e outra de tarde, que tiveram como ponto de partida a discussão de temas como a relação entre a ética e a inteligência artificial ou a importância de assumir uma atitude crítica perante o mundo. Esta conversa foi enriquecida por momentos inspiradores, nos quais poemas foram declamados com maestria e músicas ecoaram pelas paredes da biblioteca, por alunos dos 10.º e 11.º anos.
As atividades dinamizadas foram um sucesso e demonstraram o grande potencial da arte para enriquecer o ensino da filosofia. A iniciativa contribuiu para criar um ambiente mais leve e inspirador para a reflexão, despertando o interesse dos alunos para temas complexos e convidando-os a pensar de forma mais criativa e abrangente.