Contratação de Escola - Técnico Superior - Psicólogo

 

Consultar informação [AQUI]

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Bom Natal, na esperança de um feliz e apaziguador ano 2025!

postalnatal2024


 

Homenagem profissional a pessoal docente e não docente

 

 

hh

(Clicar na imagem para aceder ao momento)

 

No dia 20 de dezembro, a Direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro prestou homenagem ao pessoal docente e não docente que atingiu o culminar da sua carreira profissional entre 2009 e 2024.

Foi uma cerimónia simples, mas com grande valor simbólico e afetivo, que contou com a presença de cerca de quinze profissionais que dedicaram uma parte significativa da sua vida à educação. 

Cada um dos homenageados recebeu uma placa comemorativa, com design exclusivo do artista, e professor do grupo 600, António Paiva. 

"O nosso agradecimento e gratidão pela dedicação e profissionalismo ao serviço da educação e do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro"


Feira do livro Maria José Silva
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry David Thoreau

 
De 5 a 13 de dezembro decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – OAZ – a habitual Feira do Livro, atividade dinamizada pelos elementos do Departamento de Línguas.
Durante mais de uma semana, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa passaram pela sala Polivalente Ivone Ferreira para ver ou adquirir livros, para sentar-se numa cadeira a folhear, para ler ou para responder ao desafio dos seus professores, pegando num livro e fazendo uma “leitura roubada. Trata-se duma atividade que tem uma grande adesão por parte da comunidade educativa.
No dia 9 de dezembro, a professora Susana Paiva, escritora, atriz e encenadora, deslocou-se ao espaço da feira para apresentar o seu último livro de poesia Pinta-me de azul e vem ver o mar, explicando aos alunos e professores presentes o processo de encenação dos poemas sob a forma de um monólogo, acompanhado de música, e que brevemente será levado à cena.

No espaço da feira esteve patente uma exposição de obras escritas pelo patrono da Escola, Ferreira de Castro, para que os visitantes da feira pudessem tomar contacto com a vasta obra do escritor oliveirense.Fica a sensação de satisfação de ver os sorrisos dos mais pequenos a pedir “pode reservar este livro?”, “posso «requisitar» este livro, para depois vir buscar?” ou “venho buscar o meu livro reservado. Pode fazer um embrulho?”
Fica também a sensação do trabalho de uma equipa que se dedicou à atividade, nos seus tempos extra-aulas e nos intervalos, momentos de grande afluência ao espaço que esteve sempre aberto para que todos tivessem oportunidade de ali se deslocarem.
O lucro da feira reverterá a favor dos alunos, através da aquisição de livros para a Biblioteca.

bannerprojetos