Aluno do Curso Profissional na área de Informática apurado para a segunda fase do SITESTAR.PT

schoolevents

O aluno António Valente, do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, apurou-se para a segunda fase do concurso nacional SITESTAR.PT, Escalão 2, categoria Escola Mais Digital, com o projeto "School Events".


O projeto, desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP), visa criar uma plataforma digital para a gestão e divulgação de eventos escolares, demonstrando o potencial das tecnologias digitais no contexto educativo.O apuramento para a 2:ª fase do concurso representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido. 


O SITESTAR.PT é uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento de competências digitais e incentivar a criação de websites originais pelos alunos do ensino secundário e profissional, contribuindo para uma presença mais ativa e consciente na Internet. 

O projeto conta com a orientação dos professores Manuel Teixeira e Margarida Cruz, docentes que têm acompanhado o desenvolvimento deste trabalho.
Esta participação reforça o compromisso da escola com a inovação digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas dos seus alunos, preparando-os para os desafios do futuro.


 

Ferreirinhas na 2.ª fase das XII Olimpíadas da Língua Portuguesa

logoOLP

Os alunos Rita Costa (8.º A) e Tomás Borges (9.º A), no Escalão A, e  Raquel Costa (11.º E) e Núria Silva (12.º E), no Escalão B, ficaram apurados para a 2.ª fase (fase Regional) da XII Olimpíadas da Língua Portuguesa que terá lugar em Gondomar, no dia 20 de fevereiro. 

A 1.ª fase desta competição, fase escolar, consistiu na realização de uma Prova Escrita com a duração de 60 minutos na qual participaram  34 alunos do  Escalão A (Ensino Básico) e 39 do Escalão B (Secundário).  A Prova foi elaborada pela Associação de Professores de Português e foi aplicada a nível nacional, tendo sido realizada, segundo dados da organização, por cerca de 500 alunos. 

A lista dos alunos apurados do escalão A (básico) inclui 107 alunos, com 180 ou mais pontos, e a lista do escalão B (secundário) inclui 76 alunos, com 176 ou mais pontos. 

Os  alunos do Escalão A contam-se entre os 45 apurados na Região Norte e as do Escalão B entre os 32 apurados na mesma Região.

As Olimpíadas da Língua Portuguesa são uma iniciativa conjunta da Associação de Professores de Português (APP) com a Direção-Geral da Educação (DGE), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Escola Secundária de Camões (ES Camões).

Esta iniciativa visa promover o bom uso do nosso idioma pelos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, contribuir para o desenvolvimento de uma atitude crítica de toda a comunidade educativa face ao uso do Português padrão, aumentar o interesse dos alunos pelo conhecimento da norma-padrão do Português de Portugal e, entre outros objetivos, promover a educação linguística e literária no ensino básico e no ensino secundário.

 Mais informações sobre esta competição [AQUI]


 

Alunos do Curso Profissional Programador de Informática na Fase final Game Jam: Fab Games

 

 gamejam

Os alunos, Juan Agudelo, Leonardo Silva e Vasco Oliveira, do 11.º ano do Curso Profissional  Técnico Programador de Informática apuraram-se para a fase final  do campeonato nacional Game Jam: Fab Games, a qual terá lugar no final do mês de fevereiro, em Santarém.

Os alunos, em equipa, no âmbito das disciplinas Metodologias e Linguagem de Programação e Programação de Sistemas Informáticos, criaram um jogo original intítulado "Sabores de Oliveira" , o qual foi apresentado publicamente ao júri constituido por especialistas em jogos digitais. 

 A Game JamFab Games é uma iniciativa dinamizada pela Associação Nacional de Professores de Informática, que promove a aprendizagem de programação para jogos.  

Na fase final da game jam, os alunos terão de conceber um jogo, num curto intervalo de tempo, numa espécie de maratona de programação para jogos.

Nesta fase de apuramento participou ainda uma outra equipa, Vicente Santiago, Renato Brandão e Francisco Araújo, do mesmo ano e curso, tendo apresentado o jogo "As aventuras com Ferreira de Castro".

Esta iniciativa teve orientação/coordenação dos professores Edgar Borges e Irene Baptista, docentes da área de Informática do Agrupamento. 


 


Feira do livro Maria José Silva
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry David Thoreau

 
De 5 a 13 de dezembro decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – OAZ – a habitual Feira do Livro, atividade dinamizada pelos elementos do Departamento de Línguas.
Durante mais de uma semana, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa passaram pela sala Polivalente Ivone Ferreira para ver ou adquirir livros, para sentar-se numa cadeira a folhear, para ler ou para responder ao desafio dos seus professores, pegando num livro e fazendo uma “leitura roubada. Trata-se duma atividade que tem uma grande adesão por parte da comunidade educativa.
No dia 9 de dezembro, a professora Susana Paiva, escritora, atriz e encenadora, deslocou-se ao espaço da feira para apresentar o seu último livro de poesia Pinta-me de azul e vem ver o mar, explicando aos alunos e professores presentes o processo de encenação dos poemas sob a forma de um monólogo, acompanhado de música, e que brevemente será levado à cena.

No espaço da feira esteve patente uma exposição de obras escritas pelo patrono da Escola, Ferreira de Castro, para que os visitantes da feira pudessem tomar contacto com a vasta obra do escritor oliveirense.Fica a sensação de satisfação de ver os sorrisos dos mais pequenos a pedir “pode reservar este livro?”, “posso «requisitar» este livro, para depois vir buscar?” ou “venho buscar o meu livro reservado. Pode fazer um embrulho?”
Fica também a sensação do trabalho de uma equipa que se dedicou à atividade, nos seus tempos extra-aulas e nos intervalos, momentos de grande afluência ao espaço que esteve sempre aberto para que todos tivessem oportunidade de ali se deslocarem.
O lucro da feira reverterá a favor dos alunos, através da aquisição de livros para a Biblioteca.

bannerprojetos