Feliz Páscoa | 2025

pascoa25 v2


 

Um dia intercultural - visita de estudo interdisciplinar do 8.º ano

visitaestudo8ano

No dia 1 abril realizou-se a visita de estudo do 8°ano a Bragança. Na parte da manhã, a visita foi feita no Centro Ciência Viva, onde se realizaram atividades de realidade virtual imersiva e interatividade digital. As atividades abrangeram as áreas da Física, da Biologia, da Ecologia e da Informática. Também se visitou a Casa da Seda, substância obtida a partir do casulo de uma lagarta, um recurso natural usado no passado como matéria-prima para a confeção de vestuário. Os estudantes conheceram como se trabalha o casulo para obter o fio, o ciclo de vida da espécie e a tecnologia de fiação.


Durante a tarde foi visitado o Museu do Traje, com exposição das indumentárias de cada região e época. De seguida, a visita ao Domus Municipalis, o edificio onde se realizavam as reuniões para a gestão do território, o equivalente à atual Câmara Municipal.

A Visita terminou com a visita ao Museu Militar com o espólio do material usado ao longo dos séculos. Neste museu os estudantes foram confrontados com a realidade atual, em que a história repete-se com a recrusdecência no mundo dos conflitos entre países, levando à reflexão que a paz é o estado fundamental para uma vida plena entre os povos.

Importante referenciar o comportamento adequado e colaborativo dos estudantes e dos  docentes envolvidos para que o dia fosse considerado profícuo (Docentes: Marco Ferreira, Ana Rita, Beatriz , Francisco Silva, Cristina Vila , Sandra Silva , Alexandra Anil , António Miguel Santos, Paulo Martins, Carlos Matos, Ana Costa, Tiago Leandro, Joaquim Graciano , Elisabete Lages, Renato Borrega).


Prof.Marco Ferreira (coordenador da equipa do 8º ano)

Erasmus + - duas professoras do 1.º ciclo em job shadowing na Letónia

 

Imagem WhatsApp 2025 04 14 às 10.26.53 9e8479a7

As professoras do 1.º ciclo da EB de Outeiro, Carla Terra, e da EB de Lações, Joana Pereira, regressaram recentemente de uma enriquecedora experiência de Job Shadowing na Letónia, totalmente financiada pelo Programa Erasmus+ SCH do Agrupamento.

Durante uma semana intensa, as docentes tiveram a oportunidade de observar e colaborar com colegas letões, explorando novas metodologias de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. Esta experiência permitiu a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de novas competências. Esta foi uma oportunidade única de ver de perto como outras escolas abordam desafios semelhantes aos nossos, mas com perspetivas e soluções diferentes. De salientar a riqueza cultural e profissional do intercâmbio, que permitiu trazer para Oliveira de Azeméis novas ideias e inspiração para as suas aulas.

Durante a sua estadia na Letónia, as professoras acompanharam o dia a dia da turma do 2.º ano de escolaridade da professora Egita Malecka, a lecionar na Saldus VidussKola, participaram em atividades letivas, reuniram com professores, técnicos, terapeutas e coordenadoras de escola e conheceram o sistema educativo letão. Ambas realçaram o acolhimento caloroso da comunidade escolar letã e a abertura para partilhar as suas experiências e conhecimentos.
As professoras portuguesas estão agora entusiasmadas por partilhar as suas aprendizagens com os colegas e por implementar novas abordagens nas suas salas de aula, contribuindo para um ensino cada vez mais dinâmico e eficaz para os alunos do 1.º ciclo do seu Agrupamento. Esta experiência bem-sucedida reforça o papel do Programa Erasmus+ como um motor de inovação e de crescimento para a educação em toda a Europa.

Poderemos ir acompanhando os detalhes da experiência destas docentes [AQUI].
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem vindo a apostar na participação em projetos Erasmus+ como forma de promover a inovação pedagógica e o desenvolvimento profissional dos seus docentes.

Em breve teremos três docentes estarão em Espanha para conhecer as práticas pedagógicas do IES Alfonso XI -  instituto público de secundaria, bachillerato y FP em Alcalá la Real. 


Feira do livro Maria José Silva
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry David Thoreau

 
De 5 a 13 de dezembro decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – OAZ – a habitual Feira do Livro, atividade dinamizada pelos elementos do Departamento de Línguas.
Durante mais de uma semana, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa passaram pela sala Polivalente Ivone Ferreira para ver ou adquirir livros, para sentar-se numa cadeira a folhear, para ler ou para responder ao desafio dos seus professores, pegando num livro e fazendo uma “leitura roubada. Trata-se duma atividade que tem uma grande adesão por parte da comunidade educativa.
No dia 9 de dezembro, a professora Susana Paiva, escritora, atriz e encenadora, deslocou-se ao espaço da feira para apresentar o seu último livro de poesia Pinta-me de azul e vem ver o mar, explicando aos alunos e professores presentes o processo de encenação dos poemas sob a forma de um monólogo, acompanhado de música, e que brevemente será levado à cena.

No espaço da feira esteve patente uma exposição de obras escritas pelo patrono da Escola, Ferreira de Castro, para que os visitantes da feira pudessem tomar contacto com a vasta obra do escritor oliveirense.Fica a sensação de satisfação de ver os sorrisos dos mais pequenos a pedir “pode reservar este livro?”, “posso «requisitar» este livro, para depois vir buscar?” ou “venho buscar o meu livro reservado. Pode fazer um embrulho?”
Fica também a sensação do trabalho de uma equipa que se dedicou à atividade, nos seus tempos extra-aulas e nos intervalos, momentos de grande afluência ao espaço que esteve sempre aberto para que todos tivessem oportunidade de ali se deslocarem.
O lucro da feira reverterá a favor dos alunos, através da aquisição de livros para a Biblioteca.

projetos25