Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

cortamato

Os alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro não se cansam de causar impacto no Corta-Mato da Coordenação Local de entre  Douro e Vouga.

Entre dezenas de escolas presentes, mais uma vez o nosso Agrupamento conseguiu um feito histórico: 3 vitórias coletivas, com direito a acesso direto ao Corta-Mato Nacional, a decorrer em Coimbra, e vários pódios individuais.

E que é ainda mais importante: todos os atletas selecionados, com maior ou menor sacrifício, completaram a sua corrida, num percurso completamente enlameado e, por isso, bastante difícil.

Uma palavra de destaque para os vencedores coletivos: Infantis B, masculinos: Marco Pinho, Martin Pereira, Martin Teixeira, Rodrigo Vieira, Salvador Marques e Santiago Figueiredo. Nos Juvenis,femininos e masculinos: Bruna Santos, Filipa Rosa, Joana Tavares, Lara Neves, Núria Silva e Soraia Figueiredo e Afonso Matos, André Lima, Gonçalo Almeida, Martinho Pinho, Nuno Oliveira e Rodrigo Silva.

Estes jovens jamais esquecerão esta manhã passada no Parque da Cidade de Vale Cambra: frio, lama, esforço, água fria, sacrifício, amizade, apoio, espírito coletivo … uniram-se para criar uma combinação de sentimentos fortes e duradouros.

Certamente, será sempre recordada como grandiosa esta manhã na qual novamente a camisola da Ferreira de Castro foi envergada com orgulho e dedicação.


Ler mais: https://selvasports.webnode.pt/news/corta-mato-edvouga-vale-de-cambra-25-janeiro-2025/


 

parcerias