Alunos do 12.º TGPSI conquistam 2.º lugar na Final Nacional da Game Jam: Fab Games 2026

 26cgamejam

Os alunos Afonso Rocha, Renato Brandão e Vicente Santiago, do 12.º TGPSI, conquistaram o 2.º lugar na final nacional da Game Jam: Fab Games 2026, realizada no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, nos dias 19 e 20 de fevereiro.
Num feito impressionante, alcançaram o 2.º lugar após uma maratona exaustiva de 24 horas de programação intensa para criar um jogo digital a partir do tema surpresa "Catástrofes". Este tema foi divulgado apenas na sessão de abertura e o trabalho foi apresentado posteriormente a um júri especializado em programação de jogos, educação e tecnologias.
A equipa do 12.º TGPSI destacou-se pela originalidade da ideia, pela qualidade técnica do jogo desenvolvido e pela forma impressionante como respondeu ao desafio, sob enorme pressão temporal.
Esta iniciativa, promovida pela ANPRI, proporcionou aos alunos uma experiência muito próxima da realidade profissional ligada ao desenvolvimento de jogos e software. Para além do domínio técnico, os alunos evidenciaram criatividade, capacidade de resolução de problemas, organização, gestão do tempo e trabalho em equipa, tornando esta participação particularmente enriquecedora para o seu percurso académico e profissional.
A professora responsável, Irene Baptista, destaca o empenho, a autonomia e o espírito de entreajuda demonstrados pelos três alunos, mostrando-se orgulhosa por ver o trabalho realizado em contexto de sala de aula ser reconhecido a nível nacional.
O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro felicita os alunos e a docente pelo resultado alcançado, que prestigia o curso TGPSI e toda a comunidade educativa.


 

Direto | Parlamento dos Jovens de Aveiro

Os nossos alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos na equipa de produção ( parceria com Instituto Português da Juventude - região Centro) e a aluna Mariana Loureiro ( Curso Profissional Técnico Programador de Informática) no papel de entrevistadora.

Sinfonia Multilingue: Ler com Camões

camoesponte

”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

eleicaodeputados


Os deputados eleitos nas eleições do dia 10 de janeiro de 2025 participaram na Sessão Escolar que decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025 (ensino básico e ensino secundário, respetivamente), na Sala Polivalente Ivone Ferreira.

Durante cada uma das sessões, foram novamente analisadas e debatidas as medidas das várias listas. Posteriormente, os candidatos, divididos em comissões de trabalho, formularam propostas de eliminação, junção ou alteração de medidas que, depois de aprovadas, integraram o projeto de recomendação a levar à Sessão Distrital. No final de cada uma das sessões foram ainda eleitos os deputados efetivos e suplentes, bem como os candidatos à mesa da sessão distrital, a saber:

Ensino Básico
Deputados Efetivos :

  • Tomás Tavares Borges 9.º A
  • Valerie Sgro 9.º C

Deputado Suplente: Lourenço Cunha 9.º A

Candidato à Mesa da Sessão Distrital: Rita Costa Ribeiro 9.º A


Ensino Secundário

Deputados Efetivos:

  • Francisca Bastos 10.º E
  • Francisco Silva 12.ºG

Deputado Suplente: Ema Dias 12.º E
Candidato à Mesa da Sessão Distrital: Mafalda Mortágua 10.º A


Todas as etapas (sessões de reflexão e debate do tema), listas candidatas e resultados da Assembleia de Voto foram divulgadas na página eletrónica, nas redes sociais e na Newsletter do Agrupamento.A seleção para as mesas das sessões distritais está agendada para o dia 26 de fevereiro de 2025, no IPDJ em Aveiro.

As sessões distritais estão agendadas para o ensino básico no dia 17 de março de 2025, em Albergaria-a-Velha, e para o ensino secundário no dia 18 de março de 2025, em Águeda . 

De salientar que a  eleição dos jovens deputados às respetivas sessões escolares decorreu no dia 10 de janeiro, tendo havido uma grande adesão ao processo. Os alunos (262 do ensino básico e 194 do ensino secundário) participaram com grande entusiasmo e civismo. Neste dia, os alunos participantes puderam experienciar o direito de escolher os candidatos que apresentaram as melhores medidas, tendo sido eleitos 31 deputados do ensino básico e 31 do ensino secundário.

Nomes dos deputados eleitos à Sessão Escolar do ensino básico :

  • Valerie Sgro, Mariane Tábuas, Gabriel Azevedo, Lara Fazenda, Francisco Pinho, Leonor Monteiro, Tomás Teixeira, Mariana Machado, Guilherme Barbosa e Ramna Valente(Lista A);
  • Rita Neves, Rita Ribeiro, Tomás Borges, Sofia Bastos, Leonardo Cunha, Joana Rodrigues, Rafael Camarinha, Noa Castro (Lista E);
  • Ana Margarida Oliveira, João Tavares, Rodrigo Vieira, Bianca Costa (Lista O);
  • Leonor Henriques, Lourenço Cunha, Ana Sofia Pinho, Leonor Vieira, Francisco Bastos, Carolina Felisberto, Rodrigo Lucas, Beatriz Gonçalves, Cameron Bates (Lista U).

 Nomes dos deputados eleitos à Sessão Escolar do ensino secundário:

  • Luna Rodrigues, Diana Cruz, Maria Rodrigues, Dylan Oliveira, Leonor Mosqueira, Davide Gomes, Bruna Alves (Lista D);
  • Francisca Bastos, Mafalda Mortágua, Afonso Nadais, Inês Teixeira, Matilde Pereira, José Ferreira, Maria Brito, Diana Gomes, Rodrigo Simão, Matilde Arieiro (Lista F);
  • Francisco Silva, Ana Joana Oliveira, Francisco Costa Silva, Beatriz Vendeiro, Raul Sousa, Lara Costa, Maria João Tavares, Afonso Correia, Marta Ferreira, Bernardo Gonçalves (Lista T);
  • Filipa Praça da Silva Mendes Rosa, Ema Valente Dias, David Lopes Castelbranco, Bruna Filipa Gomes Tavares (Lista W).

Parabéns a todos os participantes!


 

parcerias