No âmbito do financiamento do programa Erasmus + SCH, recebemos 11 alunos da Letónia, acompanhados por duas professores, uma delas em jobshadowing, para aprender em interação com os nossos alunos e professores. Em simultâneo encotramo-nos a preparar uma mobilidade para a aprendizagem de 14 alunos do 12.º ano a este país europeu.
Acompanhe as entrevistas:[ AQUI]
Entre os dias 10 e 16 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu uma delegação de alunos provenientes da cidade de Saldus, na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ , subordinada aos tópicos do empreendedorismo, sustentabilidade e ciências.
Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas culturais para conhecimento das cidades do Porto, Aveiro e Braga.
O plano Erasmus dos alunos da Letónia teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais portugueses e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas na nossa escola por parte dos alunos e professores visitantes.
No âmbito do tópico do empreendedorismo, visitámos, no Porto, a Associação Nacional dos Jovens Empresários e, em Oliveira de Azeméis, a LOBA, empresa Oliveirense de reconhecido valor, que combina a criatividade com as melhores tecnologias para criar soluções que impactam positivamente as marcas e negócios. Em relação ao tópico da sustentabilidade e ciências, visitámos no Porto o Grupo Super Bock onde os alunos puderam constatar a preocupação da empresa acerca das questões ambientais. No Campus Universitário de Braga, visitámos ainda o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio Sustentabilidade, onde os alunos puderam ver in loco algumas pesquisas de ponta, fundamentais para o desenvolvimento sustentável.
Para além disso, este Agrupamento teve ainda o prazer de acolher uma professora letã em job shadowing, a qual pôde realizar uma experiência de acompanhamento da prática letiva da disciplina de Educação Física, no sentido de observar as boas práticas de funcionamento da disciplina e, de forma mais abrangente, do sistema educativo português.
O projetos Erasmus + do Agrupamento envolve ainda a participação de 14 alunos, e respetivas famílias, portuguesas os quais, em breve, numa experiência de intercâmbio deslocar-se-ão à Letónia para desenvolver aprendizagens no âmbito da cidadania europeia, da tolerância e do uso dos smartphones pelos jovens em contexto escolar e fora dele.,
Os nossos alunos e respetivas famílias acolheram os jovens letões com um grande sentido de responsabilidade, tomando consciência das diferenças culturais mas, acima de tudo, de tudo aquilo que nos une enquanto cidadãos europeus.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que proporcionam oportunidades únicas de nos tornarmos cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizante e multicultural. Este tipo de intercâmbio é vantajoso para todos os intervenientes quer culturalmente quer em conhecimento, deixando marcas para o resto das suas vidas. Em abril voltaremos a encontrar-nos na cidade letã, Saldus, para a concretização da mobilidade dos alunos do nosso Agrupamento.
Esta experiência só é possível graças à acreditação Erasmus + do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. Esta acreditação, de 2021 a 2027, permite que, todos os anos, nos seja atribuída uma subvenção para proporcionar a alunos e professores uma experiência de aprendizagem e intercâmbio inesquecível totalmente financiada por fundos europeus.
O projeto Erasmus + SCH é coordenado pela professora Elisabete Tavares e pela técnica superior Inês Ferreira e, neste caso em particular, conta com a colaboração dos professores acompanhantes Mário Matos e Rosário Martins.
Notícia no Correio de Azeméis [AQUI]