Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

Greve | 11 de dezembro de 2025

Por motivo de greve, hoje, dia 11 de dezembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontra-se sem atividades letivas por não existirem condições mínimas de supervisão e apoio aos alunos.

Os alunos inscritos no ATL poderão entrar na escola às 14:25, ficando sob supervisão das monitoras do ATL.

Se algum aluno necessitar de telefonar, deve manter-se junto ao Portão da entrada.

Relativamente aos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, os Encarregados de Educação devem aguardar as orientações no local.

Elisabete Tavares

A diretora


 

MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Dentro do tópico do empreendedorismo, visitámos, em Saldus, a KOPTELPA, uma incubadora do Município para jovens empreendedores e dessa forma tomamos conhecimento do cenário empreendedor na cidade. Fizemos uma visita ao Centro Juvenil Saldus, onde participámos num Workshop sobre a existência de bullying entre os jovens e os mecanismos que existem para o prevenir. Para conhecer a história da Letónia visitámos, em Saldus, o Museu Oskars Kalpaks e, em Riga, o Museu da Ocupação: Da Ocupação à Liberdade, dois museus que nos mostraram como foi a vida da população durante a Segunda Guerra Mundial e no tempo da ocupação Russa. Conseguimos ainda testemunhar o receio que existe de que tudo volte a acontecer. Visitámos também a fábrica de cimento com emissões zero "Schwenk", que foi uma interessante sessão sobre sustentabilidade onde nos foi explicitado todo o processo de reciclagem do plástico na produção do cimento usado na construção das nossas casas.

Para além destas visitas, foram organizadas duas mesas redondas. Numa delas os alunos puderam conhecer as regras sobre a utilização de smartphones na escola anfitriã e debater o seu uso, regulamentação e desafios em ambos os países. Na outra, os alunos letões responderam a algumas perguntas formuladas pelos alunos portugueses sobre a realidade histórica, geopolítica e cultual de como é viver na fronteira com a Rússia e quais as preocupações dos jovens face ao futuro, tendo ficado assim com uma perspetiva bastante abrangente sobre a visão da vida quotidiana e do mundo na sociedade letã. Foi, sem dúvida, uma conversa enriquecedora que demonstrou a crescente preocupação no seio dos jovens letões com o rumo que o conflito da guerra na Ucrânia está a tomar e da crescente tensão com a Rússia, sendo visível o receio evidente de um dia voltarem ao domínio russo.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que proporcionam oportunidades únicas de nos tornarmos cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizante e multicultural. Este tipo de intercâmbio é vantajoso para todos os intervenientes quer culturalmente quer em conhecimento, deixando marcas para o resto das suas vidas.
O Programa Erasmus + é efetivamente uma mais-valia na formação proporcionada pelo Agrupamento,  com evidentes benefícios para a formação dos alunos e contribui de forma significativa para  desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno e as experiências de aprendizagem e intercâmbio internacional são bastante enriquecedoras e proporcionam um enorme crescimento pessoal e formativo. 

Para acompanhar com mais detalhe esta  a Mobilidade de grupo e conhecer a perspetiva de cada aluno aceda ao seu MURAL DIGITAL.

parcerias