Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

lacoes2

No âmbito do projeto "Old but Gold Games" implementado pela Profª Joana Pereira da Escola Básica de Lações, os alunos do 2.º ano têm estado envolvidos na realização de atividades relacionadas com a troca intercultural de jogos tradicionais.

Os alunos foram desafiados a jogar quatro tipos de jogos diferentes: jogos com cordas, jogos com bolas, jogos musicados e jogos com pedras. Estes jogos foram implementados após a realização de questionários às famílias sobre os jogos de antigamente.
Foram semanas de diversão e aprendizagem pois além de jogarem os jogos tradicionais do seu país, os alunos tiveram oportunidade de conhecer jogos tradicionais dos países das escolas parceiras.
A participação neste projeto tem permitido, por parte dos alunos, uma consciencialização da importância dos jogos tradicionais em detrimento dos jogos tecnológicos. Num mundo cada vez mais digital, os jogos tradicionais oferecem oportunidades valiosas para as crianças interagirem face a face, desenvolverem as suas habilidades de comunicação verbal e não verbal e fortalecerem os seus laços sociais.

parcerias