Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

adritem Sandra Sá Costa

No dia 6 de maio, os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais participaram no evento “Achas que consegues aguentar?”, promovido pela ADRITEM, no Centro Empresarial de Loureiro.

Nesse evento um grupo de alunos do nosso Agrupamento ficou em 4.º lugar num concurso de empreendedorismo. 

A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria – promove diversas iniciativas que incentivam a participação dos alunos em atividades educativas e comunitárias. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades educativas, onde foram desafiados a identificar problemas reais na escola e a propor soluções criativas, sustentáveis e tecnológicas. Ao longo do projeto, os participantes desenvolveram ideias relacionadas com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, situações de bullying e até com a saúde. A abordagem prática permitiu-lhes não só refletir sobre desafios do dia a dia, mas também aplicar conceitos de empreendedorismo e cidadania ativa.

O impacto desta participação estendeu-se para além deste dia, uma vez que os mentores do 10.º PI – Guilherme Fernandes, Mariana Loureiro e Juan Harriz – e do 10.º TD – Maria Carlota e Mara Ferreira – foram convidados a participar no “1.º Evento com Foco em Projetos Inovadores que Melhoram a Saúde Mental e a Felicidade no Trabalho”, que se realizou no dia 10 de maio, no mesmo local. No dia do evento,  os alunos assistiram a uma série de palestras sobre diversos tópicos, como a organização de uma empresa, a captação da audiência para os produtos, exemplos de grandes empresas da área industrial de Loureiro, a distribuição do capital pelo mundo, a criação de empresas com propósito e missão, o futuro da tecnologia e o seu efeito no mercado de trabalho, bem como a relação entre empregador e empregado. Entre estas palestras, foram realizados vários workshops destinados a treinar os participantes na criação e desenvolvimento de uma empresa, nos quais trocaram e avaliaram ideias com os restantes participantes, criaram o MVP (Minimum Viable Product) da sua empresa e apresentaram o projeto a um grupo de jurados mock-up, antes da apresentação final aos “tubarões”. Um dos grupos da turma 10.º PI/TD, composto por Mariana Loureiro e Mara Ferreira, alcançou o 4.º lugar na final, entre um total de 60 participantes.

A experiência foi enriquecedora e envolveu o trabalho em equipa, análise crítica e criatividade. Os alunos demonstraram entusiasmo ao explorar formas de transformar problemas em oportunidades, consolidando conhecimentos e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

parcerias