Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

microrganismos

No passado dia 9 de junho, os alunos dos 5.º e 6.º anos tiveram a oportunidade de participar numa sessão especial intitulada “Contos do Planeta e Microorganismos”, dinamizada por Filipe Pinto, contador de histórias, cantor e engenheiro florestal.
A atividade, integrada na planificação da 2.ª Semana do projeto interdisciplinar DAC (Domínio de Autonomia Curricular), combinou ciência e imaginação, proporcionando um momento único de aprendizagem e encantamento. Através de contos criativos e bem-humorados, Filipe levou os alunos numa viagem pelo mundo invisível dos microrganismos, destacando a sua importância para o planeta e para a vida humana.
Com uma abordagem dinâmica e acessível, a sessão promoveu o interesse dos alunos pela microbiologia, sensibilizando-os para questões como o equilíbrio dos ecossistemas, a saúde e o papel essencial de seres tão pequenos, mas tão determinantes.
Os participantes mostraram grande entusiasmo e curiosidade, interagindo ativamente com o orador e demonstrando, no final, um maior entendimento sobre o tema – e um renovado gosto pela ciência contada de forma criativa.
A sessão foi, sem dúvida, um excelente exemplo de como é possível aprender de forma divertida e significativa.


 

parcerias