Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Feirinha do Outono da EB/JI Lações foi um verdadeiro sucesso!

feiraoutono

No dia 22 de outubro, a EB/JI de Lações encheu-se de cores, aromas e alegria com a realização da Feirinha de Outono. O evento contou com a presença da direção do agrupamento, de muitos pais, alunos, familiares e comunidade educativa que se juntaram para celebrar esta época do ano de forma especial.
As bancas estavam repletas de produtos típicos do outono, desde frutos secos, legumes, fruta da época, compotas caseiras, bolos, biscoitos, a trabalhos manuais feitos pelos alunos. A boa disposição foi constante e o espírito de comunidade esteve bem presente ao longo de todo o dia.
Graças ao empenho de toda a comunidade educativa, à colaboração dos pais, associação de pais e à dedicação dos professores e assistentes, a feirinha foi um verdadeiro sucesso. Estes momentos são a prova de que, quando todos colaboram, a escola torna-se um espaço ainda mais vivo, participativo e acolhedor.
A escola agradece a presença e o apoio de todos e já promete novas iniciativas para continuar a fortalecer os laços entre a escola e as famílias.



Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

 

                                                              Captura de ecrã 2025 07 20 224614

Decorreu no passado mês de junho, à noite, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, a tertúlia “Ambiente e Multiculturalidade na obra de
Ferreira de Castro”, promovida pelo Agrupamento de Escolas e pelo Centro de Estudos homónimos.
O evento, moderado por Mário Luís Ferreira (professor do Agrupamento de Escolas e coordenador do Plano Nacional das Artes naquele estabelecimento de ensino) e por Carlos Castro (presidente do Centro de Estudos), propôs uma reflexão alargada sobre desafios contemporâneos, com especial ênfase nas questões do ambiente e da multiculturalidade.
Com a obra de Ferreira de Castro como pano de fundo, a conversa decorreu em ambiente informal e intimista, contando ativamente com a participação das pessoas presentes que, através das suas perspetivas, apresentaram diversos olhares sobre a sociedade atual, discorrendo sobre receios, desilusões, desejos e esperanças.
Assim, o debate passou por questões relacionadas com o aquecimento global, conflitos bélicos, diversidade cultural, imigração e emigração, bem como o papel da
educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tendo sido analisadas as camadas local, nacional e internacional.


Na discussão sobre a multiculturalidade, ficou igualmente vincado que o escritor oliveirense amava Portugal, mas, sobretudo, amava toda a humanidade, transpondo fronteiras geográficas, sociais, culturais, étnicas ou quaisquer outras. O sentido multicultural e humanista de Ferreira de Castro permanece, pois, como resposta aos desafios atuais.
Conforme destacou Mário Luís Ferreira, para Ferreira de Castro “o homem ocidental não é superior ao homem oriental, não é superior ao homem africano, não é
superior ao homem sul africano, cada um tem as suas especificidades e cada um tem o seu valor e cada um deve ser respeitado”.
Por sua vez, Carlos Castro sublinhou o poder de influência dos interesses económicos e o seu impacto na desregulação da sociedade e do mundo, lembrando que
a pobreza não acaba porque há interesses na sua manutenção. Esta iniciativa pretendeu homenagear o escritor Ferreira de Castro, assinalando o
seu aniversário (29 de junho de 1974), e serviu de encerramento à exposição “Ambiente e Multiculturalidade”, a qual inspirou o tema da tertúlia.
A mostra, patente entre os dias 6 e 28 de junho, na Biblioteca Municipal, resultou de trabalhos de artes visuais realizados por crianças e jovens de todos os níveis
de ensino do agrupamento de escolas Ferreira de Castro, numa iniciativa desenvolvida no âmbito do Plano Nacional das Artes.

(Créditos: fotos, Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis, texto Cátia Cardoso)

parcerias