Olimpíadas da Geologia - fase regional

premiogeo

Os alunos Diana Ruela, Lara Coelho e Xavier Martins foram selecionados para participarem na fase regional da 12.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2026. Assim, no sábado, dia 18 de abril, foram acompanhadas pela professora de Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, até à Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, onde conjuntamente com os melhores alunos da zona norte realizaram a prova teórica.


Nas palavras das alunas: “Foi um sábado diferente, com uma experiência que nos permitiu adquirir muitas aprendizagens e competências no âmbito da Geologia e preparar para os Exames Nacionais. Crescemos ao sair da nossa zona de conforto, e isso é muito bom.”
Agradecemos e damos os parabéns aos alunos!

Matriculas | Pré-escolar e 1.º Ciclo

 
 

Orçamento Participativo das Escolas | 2026

 
   

|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

vg

No passado dia 14 de abril de 2026, o auditório do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro foi palco de uma palestra dedicada ao tema: "A Importância da Prevenção da Corrupção nas Instituições Públicas". O encontro reuniu todos os alunos do 8.º ano de escolaridade e respetivos docentes, proporcionando um espaço de reflexão crítica sobre a ética no exercício de funções públicas.
A sessão teve como oradora convidada a Dra. Raquel Sousa, atual presidente da Junta de Freguesia de Ossela e advogada de profissão. Através da sua experiência, a oradora trouxe uma perspetiva prática sobre os mecanismos de controlo e a necessidade de promover uma cultura de integridade, de ética e de consciencialização para o papel ativo dos cidadãos.
Durante a sua intervenção, a Dra. Raquel Sousa sublinhou que a prevenção da corrupção não deve ser vista apenas como um dever legal, mas como um compromisso cívico indispensável para o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições democráticas.
O evento, organizado pela equipa do projeto All4Integrity do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, visou sensibilizar os alunos para a importância da vigilância democrática e participação ativa dos cidadãos.


 

parcerias