Cantar as janeiras
Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim saíram à rua para cantar as Janeiras. Agradecem a toda a comunidade o carinho com que foram acolhidos e desejam a todos um feliz ano novo!
Este vídeo foi produzido pelos alunos do 12.º B para dar a conhecer os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 12.º ano no âmbito do Projeto Interdisciplinar do Domínio de Autonomia Curricular.
Na passada quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2025, as turmas do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro receberam a ilustre presença da companhia Teatro do Bolhão, vinda do Porto para representar a peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Os atores cativaram-nos com interpretações cheias de humor e energia, enquanto a música, os figurinos e o cenário simples, mas criativo e eficaz, complementaram a experiência.
Não foi possível ficar indiferente à animação contínua e à galhofa e os alunos não despregaram olho das personagens, das suas falas e dos seus movimentos. No final da representação, colocaram ainda algumas perguntas sobre a peça, sobre alguns movimentos em cena e sobre a formação dos atores.
Foi uma oportunidade única de aprender através do teatro que trouxe uma nova dimensão à obra estudada em sala de aula.
Para o público, foi uma experiência inspiradora que permitiu compreender melhor o lema do teatro vicentino: “Ridendo castigat mores” (a rir corrigem-se os costumes).
Autoras:
Márcia Sá, 9.º A
Nádia Pereira, 9.º B
Lara Neves, 9.ºE
Matias Ribeiro, 9.º E
Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim saíram à rua para cantar as Janeiras. Agradecem a toda a comunidade o carinho com que foram acolhidos e desejam a todos um feliz ano novo!
A turma C do 11.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pelas professoras Alexandra Esteves e Isabel Moutinho, participam no projecto eTwinning “Addiction isn´t fiction”, com escolas de outros 4 países (Polónia, França, Roménia e Grécia).
https://school-education.ec.europa.eu/en/etwinning/projects/addiction-isnt-fiction
Foram já vários os trabalhos realizados neste projeto:
A boa notícia é que a nossa escola foi a vencedora do concurso dos logótipos.
O logótipo elaborado pela turma pretende passar a mensagem de que é importante a proibição de determinados vícios. Os vícios, sejam eles relacionados a substâncias ou comportamentos, afetam pessoas globalmente, especialmente indivíduos jovens.
Neste projeto eTwinning, os alunos exploram, compreendem e abordam a complexa questão dos vícios no mundo de hoje. Por meio de pesquisas, colaboração e campanhas de consciencialização, os participantes irão aumentar os seus conhecimentos sobre as causas e consequências das várias formas de vício, como abuso de substâncias, jogos, media e muito mais, e aprender estratégias de prevenção.
Três turmas do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica de Outeiro (do ano letivo 2023/2'24) foram premiadas no Concurso Literário "Ferreira de Castro, na minha máquina do tempo", cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 14 de dezembro.
A turma vencedora, do professor Júlio Pedro Vitória, viu o seu trabalho transformado em filme de animação pelo artista Albano Ruela. O 2.º e 3.º prémios foram entregues aos alunos Matilde Cunha, da professora Carla Terra, e Salvador Bernardes, da professora Cláudia Lopes.
Este concurso pretende promover a expressão escrita, a criatividade e assinalar a vida e a obra do escritor Ferreira de Castro.
Parabéns a todos os participantes e aos professores envolvidos.