Encontro de Escolas / Programa PESSOAS 2030

Apoio Tutorial Específico / Tutorias Psicopedagógicas_ATE
Webinar dia 22 de outubro às 16:00h

Aprender Mais Agora
Atuar cedo para promover o sucesso


 

INFORMAÇÃO - PRÉ-AVISOS DE GREVE

Informa-se a comunidade educativa que foram apresentados pré-avisos de greve para os dias:

23-10-2025 (quinta-feira) - Pessoal Não Docente.

24-10-2025 (sexta-feira) - Pessoal Docente e Pessoal Não Docente.

Alertam-se os pais e encarregados de educação para possíveis constrangimentos ao normal funcionamento dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. 

A diretora

Elisabete Rodrigues Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Nos dias 19 e 20 de dezembro, os alunos de todas as turmas de 6.ºano tiveram uma aula diferente com um convidado amigo, o Sr. Hugo Oliveira, encarregado de educação de dois alunos do 6.ºA.

A atividade consistiu numa abordagem ao mundo das aves, a construção de ninhos, a cor e forma dos ovos e a explicação de táticas usadas pelas aves para evitar os predadores. Os alunos puderam observar diferentes ovos e ninhos que o Sr. Hugo gentilmente trouxe para partilhar e atentamente acompanharam as várias explicações que foram dadas.

Os alunos colocaram questões, apresentaram dúvidas e escutaram, com elevada curiosidade, várias informações que souberam transmitir num diálogo posterior a esta sessão e que aqui se registam: As aves podem ser nidícolas ou nidífugas. As nidícolas nascem cegas, desprovidas de penas, são incapazes de se alimentarem sozinhas e, por essa razão, permanecem “coladas” ao ninho até serem capazes de voar, são exemplos os canários. As nidífugas “fogem” do ninho, abandonam logo após a eclosão do ovo/nascimento, são exemplos as codornizes. A avestruz aceita nos seus ninhos os ovos de outras aves, coloca-os ao redor do seu ovo e dá a comê-los aos predadores; a história de que a avestruz enterra a cabeça quando se sente ameaçada não passa de um mito. A ave ema é a segunda maior ave depois da avestruz e é o macho que se encarrega de chocar os ovos num ninho onde uma ou mais fêmeas os põem. A fêmea do pinguim imperador põe um ovo nos pés e passa para o macho que o mantém quentinho e protegido até chocar, enquanto a fêmea procura alimento. A fêmea do pavão é uma ave discreta com plumagem de cores menos vivas, e menos exuberantes em relação ao macho, que serve como camuflagem para proteger as crias dos predadores; quando o pavão abre o seu leque de penas é sinal que procura uma fêmea para a conquistar e acasalar. O maior ovo do mundo das aves pertence à avestruz e o menor ao colibri com o tamanho aproximado de uma ervilha. Quanto à forma, os ovos podem ser ovais, alongados ou quase esféricos, os ovais têm a caraterística de girar em torno do próprio eixo, dificilmente rolam e não caem ao chão. Quanto à cor, os ovos das aves tem cores diferentes estando a coloração associada ao efeito da camuflagem para evitar o ataque de animais predadores, ao reconhecimento facilitado dos ovos pelos próprios animais e como barreira à penetração dos raios ultravioletas. Há ninhos que são construídos com lama/barro outros com galhos, folhas, palha, pequenos caules, musgo e com a ajuda preciosa das teias de aranha. Um dos ninhos mais curioso é o do tecelão que parece uma pequena cesta pendurada numa extremidade de um ramo. Grandes ninhos são construídos pelas garças e os filhotes são alimentados tanto pela fêmea como pelo macho. O cuco põe os seus ovos nos ninhos de outras aves. Foi uma atividade muito enriquecedora!

Alunos do 6.ºano

parcerias